Profetas Menores – Amós
Velho Testamento
Autor: Seu nome significa “carga”, ou “carregador”. Era um cidadão de Tecoa, na tribo de Judá. Foi boiadeiro e recolhedor de figos silvestres, 7:14. Sua chamada, 7:15. A intenção de fazê-lo calar, 7:10-13.
Data: Profetizou durante os reinados de Jeroboão II em Israel, e Uzias em Judá. Em 755 a.C.
Estilo: Simples, porém pitoresco. O livro possui muitas metáforas chocantes.
Ilustrações:
A fadiga da misericórdia de Deus para com os pecadores comparada a um carro sobrecarregado, 2:13.
A pressão do dever do profeta comparada ao rugir do leão, 3:8.
O escape difícil do remanescente de Israel comparado ao pastor que livra da boca do leão duas pernas ou a ponta de uma orelha, 3:12.
A escassez da Palavra de Deus comparada a um homem no mundo natural, 8:11-12.
Amós, como profeta, em muitos sentidos foi como Cristo:
Em sua ocupação, um trabalhador, 7:14.
Em sua humildade, reconheceu sua origem humilde, 7:15.
Em seu método de ensino por meio de ilustrações.
Ao afirmar sua inspiração divina. “Assim diz o Senhor” ocorre quarenta vezes em sua profecia.
Ao ser acusado de traição, 7:10; João 19:12.
Na pressão do dever que estava sobre ele, 3:8; João 9:4.
Ao denunciar o egoísmo dos ricos, 6:4-6; Lucas 12:15-21.
Sinopse:
Os juízos vindouros sobre as nações vizinhas, 1:3-15;2:1-3.
Discursos ameaçadores.
Contra Judá, 2:4-5.
Contra Israel, 2:6-16.
O chamado de Israel para que busque a Deus com sinceridade, capítulo 5.
A condenação da vida na opulência, 6:4-14.
Uma série de cinco visões.
A visão dos gafanhotos, 7:1-3.
A visão do fogo, 7:4-5.
A visão do prumo, 7:7-9.
A visão de um cesto de frutos de verão, 8:1-3.
A visão de um santuário derrubado, 9:1-10.
As visões são interrompidas pela intenção de intimidar o profeta, 7:10-13.
A predição da dispersão e da restauração de Israel, 9:9-15.
Ai de vós que desejais o dia do Senhor! Para que quereis vós este dia do Senhor? Ele é trevas e não luz. E como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se, entrando em casa, encostasse a mão à parede, e o mordesse uma cobra. Não será, pois, o dia do Senhor trevas e não luz? não será completa escuridade, sem nenhum resplendor?