História – Atos dos Apóstolos
Novo Testamento
Autor: Lucas, o médico amado (Veja Colossenses 4:14). O livro é em certo sentido, uma continuação do Evangelho de Lucas, e está dirigido à mesma pessoa, a Teófilo, 1:1.
Data: 61 A.D.
Tema Principal: A história do desenvolvimento da igreja primitiva desde a ascensão de Cristo até o encarceramento de Paulo em Roma, e o começo de seu ministério ali. Muitos eruditos da Bíblia vêem neste livro o começo formal da era do Espírito Santo. Ao partir, Cristo fez o anúncio de uma grande campanha de missões por todo o mundo, através da mediação humana sob o poder do Espírito, 1:18.
O Livro pode ser dividido em duas partes, o período das missões estrangeiras:
Parte I.
O período das missões locais, com Jerusalém como o centro. A obra centraliza-se principalmente na Palestina entre os judeus, sendo o apóstolo Pedro a figura preeminente.
Os acontecimentos preparatórios.
A comissão divina, 1:4-8.
A ascensão do Senhor, 1:10-11.
A descida do Espírito, 2:1-4.
O equipamento dos obreiros, 2:4;4:31.
Os ministérios.
De Pedro no Pentecoste, 2:14-40. O segundo sermão de Pedro, 3:12-26. Pedro no sinédrio, 4:5-12.
De Estevão, 7:1-60.
De Filipe e Pedro, 8:5-25.
De Filipe, 8:26-40.
Atos acerca da Igreja.
Seu crescimento. Veja 7:33.
Sua plenitude do Espírito Santo, 4:31.
Sua unidade e benevolência, 4:32-37.
Seu poder espiritual, 5:12-16.
A eleição dos diáconos, 6:1-6.
As perseguições da Igreja, 4:1-3, 17-22; 5:17-18,40; 6:8-15. Perseguições sob Saulo de Tarso, 8:1-3; 9:1.
Seu crescimento. Veja 7:33.
Sua plenitude do Espírito Santo, 4:31.
Sua unidade e benevolência, 4:32-37.
Seu poder espiritual, 5:12-16.
A eleição dos diáconos, 6:1-6.
Parte II.
O período das missões estrangeiras. O centro de operações, inicialmente em Jerusalém, é transferido pouco depois para Antioquia da Síria.
Acontecimentos preliminares que levaram às missões por todo o mundo.
O ministério de Filipe em Samaria, em companhia de Pedro e João, 8:5-25.
A conversão de Paulo, que chega a ser o grande missionário e a figura preeminente da igreja durante este período, 9:1-30.
A ampliação dos pontos de vista de Pedro por causa da sua visão em Jope, resultando no seu ministério entre gentios de Cesaréia, 10:1-43.
O derramamento do Espírito Santo sobre os gentios em Cesaréia e a defesa do ministério de Pedro ali, 10:44-11:18.
A ratificação da obra em Antioquia por Barnabé, o representante da igreja de Jerusalém, 11:22-24.
Saulo de Tarso levado por Barnabé a Antioquia. Os dois cooperam no estabelecimento da igreja, no lugar onde os discípulos foram chamados cristãos pela primeira vez, 11:25-26.
A perseguição da igreja de Jerusalém por Herodes. A morte de Tiago e o encarceramento e libertação de Pedro, 12:1-19.
O acontecimento da época na história das missões estrangeiras. Sob a direção do Espírito Santo, Paulo e Barnabé foram enviados como missionários pela igreja de Antioquia. João Marcos os acompanha, 13:1-5.
Primeira viagem missionária de Paulo.
Missionários: Paulo, Barnabé, e João Marcos, 13:4-14:26.
Lugares visitados e eventos principais: A ilha de Chipre, onde o procônsul se converteu e o nome de Saulo foi mudado para Paulo no livro de Atos, 13:4-12.
Perge e Panfília, onde João Marcos abandonou o grupo, 13:13.
Antioquia da Pisídia, onde Paulo prega um grande sermão na sinagoga, 13:14-41.
A oposição dos judeus e a obra entre os gentios, 13:44-49.
Expulsos da cidade pelos judeus, os missionários vão a Icônio. Aqui eles trabalham durante algum tempo, mas surge uma perseguição e eles fogem para Listra e Derbe, 14:6.
A cura do coxo em Listra resultou na tentativa do povo de adorar a Paulo e a Barnabé, mas os judeus promoveram oposição e Paulo foi apedrejado. Imperturbáveis, os dois heróis escapam para Derbe, onde pregam o evangelho e ensinam a muitos, 14:8-20.
Deste ponto, os missionários retornam pela mesma rota, visitando e organizando as igrejas. Em Antioquia da Síria apresentam um relatório da viagem, 14:21-28.
O concílio de Jerusalém.
O assunto em disputa, 15:5-6.
O argumento de Pedro a favor da liberdade cristã, 15:7-11.
Paulo e Barnabé relatam suas experiências, 15:12.
Palavras de Tiago e a decisão do concílio a favor de eximir aos gentios das regras da lei, 15:13-29.
Os apóstolos enviam Judas e Silas a Antioquia como portadores da carta do concílio à igreja, 15:27-30.
Segunda viagem missionária de Paulo, 15:36-18:22.
Eventos preliminares. Um desacordo entre Paulo e Barnabé acerca de João Marcos. Silas é escolhido por Paulo para acompanhá-lo na viagem, 15:36-40.
Lugares visitados e principais eventos:
Visita às igrejas da Síria e Cilícia, 15:41.
Em Listra, Timóteo se une aos missionário, que visitam várias cidades da Ásia Menor, fortalecendo as igrejas, 15:41-16:5.
O Espírito os guia a Trôade, onde Deus os chama à Europa por meio de uma visão, 16:7-10.
Em Filipos, as autoridades encarceram a Paulo e Silas; o carcereiro se converte, 16:12-34, e os apóstolos estabelecem uma igreja.
O próximo importante acontecimento é a fundação de uma igreja em Tessalônica, onde se levanta uma perseguição e eles vão a Beréia, 17:1-10.
Aqui os missionários encontram alguns fiéis estudantes da Palavra, que são receptivos, 17:11-12.
Uma tormenta de perseguições se abate novamente sobre eles, e Paulo vai a Atenas, deixando o estabelecimento da igreja a cargo de Silas e Timóteo, 17:13-15.
Em Atenas, Paulo encontra a cidade cheia de ídolos e prega um sermão na colina de Marte, mas poucos se convertem à fé, 17:15-34.
Em Corinto, Silas e Timóteo se unem a Paulo e fundam uma igreja. A obra é levada a cabo em meio a perseguições que duram dezoito meses, 18:1-17.
Após um tempo considerável, Paulo se despede dos irmãos e parte para Síria, fazendo breve escala em Éfeso, e termina sua viagem em Antioquia, 18:18-22.
Terceira viagem missionária de Paulo, 18:23-21:15.
Eventos preliminares:
Um desacordo entre Paulo e Barnabé acerca de João Marcos. Silas é escolhido por Paulo para acompanhá-lo na viagem, 15:36-40.
Lugares visitados e eventos principais:
Visita às igrejas na Galácia e na Frígia, 18:23.
Parêntese. Apolo em Éfeso, 18:24-28.
Paulo regressa a Éfeso e encontra um grupo de discípulos ainda não perfeitamente instruídos, e os dirige à vida mais plena do Espírito, 19:1-7.
Continua sua obra em Éfeso durante dois anos, 19:8-10.
O Senhor mostra-lhe que aprova o trabalho, outorgando-lhe o dom de curar, 19:11-12.
Os pecadores se convertem e muitos queimam seus livros de magia, 19:11-20.
Logo se levantou um alvoroço entre os artífices, pois estes temiam que os ensinos de Paulo destruíssem seu negócio de fabricação de ídolos, 19:23-41.
Paulo sai de Éfeso, e depois de visitar as igrejas da Macedônia vai à Grécia, 20:1-2.
Depois de três meses na Grécia, regressa a Macedônia e vai a Trôade, onde prega, 20:3-12.
De Trôade vai a Mileto e manda chamar aos anciãos efésios. Em Mileto, entrega uma mensagem de despedida aos anciãos, 20:17-38.
De Mileto Paulo começa a sua viagem de regresso a Jerusalém, advertido pelo Espírito dos sofrimentos que ali o esperam, 21:1-17.
Paulo em Jerusalém e Cesaréia.
Relata à igreja as experiências de seu ministério entre os gentios, 21:18-20.
Para evitar suspeitas, faz um voto, 21:20-26.
Os judeus lançam mão dele no templo, mas os soldados romanos o resgatam, 21:27-40.
Sua defesa ante a multidão, 22:1-21.
Afirma sua cidadania romana a fim evitar ser açoitado, 22:25-30.
Comparece perante o Sinédrio, 23:1-10.
O Senhor lhe aparece de noite com uma mensagem de ânimo, 23:11.
A conspiração de alguns judeus para matá-lo provoca o seu envio a Cesaréia, 23:12-33.
A acusação trazida contra ele pelos judeus e a defesa de Paulo perante o governador Félix, 24:1-21.
O discurso perante Félix acerca de sua fé em Cristo, 24:24-26.
A defesa perante Festo e o apelo a César, 25:1-12.
Seu discurso perante Agripa, 26:1-29.
A viagem de Paulo, como prisioneiro, a Roma, 27:1-28:16.
A primeira etapa da viagem, 27:2-13.
A tempestade e a fortaleza espiritual de Paulo, 27:14-36.
O naufrágio e o livramento, 27:38-44.
As experiências na ilha de Malta, 28:1-10.
A chegada a Roma e seu ministério ali, 28:16-31
Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.