Examine meus rins e meu coração

23/02/2021

Examine meus rins e meu coração

Oração do salmista e dos profetas

Por Que?

Experiências emocionais e psicológicas já eram associadas aos órgão do nosso corpo. Você pode até achar estranho, mas não há estranheza alguma nisso.
Na linguagem das emoções existem formas de compreender melhor sentimentos e de como transformar o círculo de emoções de pessoas, e, naturalmente fazemos do coração o assento do que sentimos.

Dizemos às nossas esposas, (aos nossos maridos): “Eu te amo do fundo do meu coração”. Claro, não estamos nos referindo ao órgão específico que temos dentro do nosso peito (tórax). Estamos simplesmente querendo dizer que nosso amor é sincero, é puro e muito grande porque vem da parte mais profunda do nosso ser.

Na Palavra de Deus (a Bíblia), talvez você não saiba, mas essa prática é ainda muito mais comum que o imaginado. Mas aqui neste pequeno estudo estarei me referindo apenas ao termo (órgão) “rins”.

Então vejamos:
I – O órgão específico (rins):
Os israelitas conheciam bem os rins. Os rins de animais abatidos foram queimados no altar, provavelmente porque geralmente estavam cobertos de gordura (Êxodo 29:13; Êxodo 29:22; Lev. 3:4, 10, 15; Lev. 4:9; 7:4; 8:16, 25; 9:19), e os israelitas estavam proibidos de consumir gordura animal.

O pensador Fílon de Alexandria (grego: Φίλων ο Αλεξανδρινός Fílon o Alexandrinós, hebraico פילון האלכסנדרוני, Pilon ha-Alexandroni) foi um filósofo judeo-helenista (c.20 a.C. — c.50) que viveu durante o período do helenismo indica que os rins foram oferecidos a Deus porque purificaram o sangue.

Nos rituais de adivinhação da Babilônia, os rins de alguns animais foram usados ​​para prever o futuro. Portanto, queimar os rins no altar era para os israelitas uma rejeição dessas práticas pagãs. Como muitas outras partes do corpo, os rins foram usados ​​para se referir a toda a pessoa (uma parte representava todo o corpo ou a pessoa). O salmista expressa: “Pois tu formaste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe. ( Salmos 139:13 ), isto é, “meu corpo”. Uma vez que os rins estavam localizados na parte interna do corpo humano, era fácil usá-los metaforicamente para designar os aspectos mais íntimos da personalidade humana.

II – O assento das emoções: os israelitas entenderam que as emoções não estavam separadas do corpo físico.
O pai diz ao seu filho: “Nas profundezas do meu ser [meus rins], me regozijarei quando seus lábios falarem com justiça” (Provérbios 23:16). Neste caso, uma tradução literal geralmente é evitada para indicar que o termo “rins” indica uma alegria profunda que engloba toda a pessoa. Emoções negativas também foram associadas aos rins.

Quando o salmista escreveu: “Quando meu espírito se amargurava, e sentia picadas no meu coração. ( Salmos 73:21 ), ele literalmente disse: “Meus rins foram perfurados”, para expressar que eu estava sofrendo de distúrbios emocionais e profunda angústia. Dá a ideia de uma pessoa que, perfurada por uma flecha, sofre dor emocional e agonia, temendo a morte. Na verdade, Jó descreve sua angústia emocional através da imagem dos arqueiros atirando flechas para ele, perfurando seus rins ( Jó 16:12-13 ) veja ( Lamentações 3:13 ). Seu sentimento mais profundo sentiu-se perturbado.

III – O assento do personagem:
De acordo com Jeremias, o povo de Israel tinha Deus em seus lábios, mas ele estava “longe de seu coração [rins]” ( “Plantaste-os, e eles se arraigaram; medram, dão também fruto; chegado estás à sua boca, porém longe do seu coração [dos seus rins]”. ( Jeremias 12:2 ), isto é, a mensagem de Deus não se transformou é o seu interior. Aqui, os rins estão associados ao caráter.
Em casos como este, eles se tornam sinônimo do termo bíblico “coração”, que representa, entre outras coisas, as qualidades racionais e morais de uma pessoa. Simbolicamente, eles se referem à autoconsciência humana ou ao interior mais profundo. Eu poderia, então, designar a consciência.
Pode ser que o salmista tivesse isso em mente quando escreveu:
“Bendigo ao Senhor que me aconselha; até os meus rins me ensinam de noite”. ( Salmos 16:7 )

IV – O objeto da análise divina:
Uma vez que os rins estão associados ao caráter, é fácil concluir que Deus examina-os.
A frase (Deus busca “rins e corações”) é usada várias vezes na Bíblia. Assume que Deus vê o mais profundo dos seres humanos e pode tomar decisões justas com base nesse conhecimento (“Mas, ó Senhor dos exércitos, justo Juiz, que provas o coração e a mente [rins], permite que eu veja a tua vingança sobre eles; pois a ti descobri a minha causa”. ( Jeremias 11:20 ), “Eu, o Senhor, esquadrinho a mente [os rins], eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações”. ( Jeremias 17:10 ) e “Plantaste-os, e eles se arraigaram; medram, dão também fruto; chegado estás à sua boca, porém longe do seu coração [dos seus rins]”. ( Jeremias 12:2 ).

O salmista não tem nada a esconder, e, portanto, ele expressa ao Senhor: “Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha o meu coração e a minha mente [rins] »(Salmos 26:2).
Ao examinar os rins, Deus pode identificar os ímpios e pôr fim à sua violência ( “Cesse a maldade dos ímpios, mas estabeleça-se o justo; pois tu, ó justo Deus, provas o coração e os rins. ( Salmos 7:9)..

A combinação dos rins e do coração na frase indica que Deus examina toda a pessoa.
O uso de órgãos humanos para se referir a emoções revela que os escritores bíblicos tinham uma compreensão abrangente da natureza humana. O corpo físico não estava separado dos aspectos espirituais e emocionais da pessoa.

“Plantaste-os, e eles se arraigaram; medram, dão também fruto; chegado estás à sua boca, porém longe do seu coração [dos seus rins]”. ( Jeremias 12:2 ).

* Salvo indicação em contrário, as citações bíblicas neste artigo foram tiradas da Nova Versão Internacional.

Tu, pois, cinge os teus lombos [rins], e levanta-te, e dem-lhes tudo quanto eu te ordenar; não desanimes diante deles, para que eu não te desanime diante deles.

Jeremias 1:17