Jair Messias Bolsonaro

Compartilhe esta Página

Jair Messias Bolsonaro [1955 -]

Jair Messias Bolsonaro, nasceu em Glicério – no interior do estado de São Paulo, em 21 de março de 1955. É um militar reformado e presidente do Brasil.

É o 38º presidente do Brasil desde 1º de janeiro de 2019, tendo sido eleito pelo Partido Social Liberal (PSL).

Foi deputado federal pelo Rio de Janeiro entre 1991 e 2018.

Nasceu no município de Glicério, no interior do estado de São Paulo, mas morou em várias outras cidades paulistas ao longo de sua infância. Em 1966, sua família se estabeleceu em Eldorado, no Vale do Ribeira, onde passou a adolescência com seus cinco irmãos.

Começou sua carreria militar no município fluminense de Resende, após formar-se na Academia Militar das Agulhas Negras em 1977. Posteriormente, serviu nos grupos de artilharia de campanha e paraquedismo do Exército Brasileiro.

Tornou-se conhecido do público em 1986, quando escreveu um artigo para a revista Veja criticando os baixos salários dos militares, texto pelo qual foi preso e detido por 15 dias. Um ano depois, a mesma revista o acusou de planejar plantar bombas em unidades militares, o que ele negou. Após ser condenado em primeira instância, o Superior Tribunal Militar o absolveu dessa acusação em 1988.

Transferiu-se para a reserva no mesmo ano com o posto de capitão e concorreu à Câmara Municipal do Rio de Janeiro, sendo eleito vereador como membro do Partido Democrata Cristão (PDC).

Em 1990, Bolsonaro foi eleito para a câmara baixa do Congresso Nacional, cargo para o qual foi reeleito seis vezes.

Durante seu mandato de 27 anos como congressista, ficou conhecido por seu conservadorismo social e por diversas polêmicas, principalmente por ser um vocal opositor dos direitos LGBT e por declarações classificadas como discurso de ódio, que incluem a defesa das práticas de tortura e assassinatos cometidos pela ditadura militar brasileira. Tido como um político polarizador, seus pontos de vista e comentários, amplamente descritos como de extrema-direita e populistas, atraíram elogios e críticas no Brasil e no mundo.

Bolsonaro foi anunciado como pré-candidato à presidência em março de 2016 pelo Partido Social Cristão (PSC), mas sua campanha presidencial foi lançada pelo PSL em agosto de 2018, quando passou a se apresentar como um candidato antissistema, pró-mercado e defensor de valores familiares. Após disputar o segundo turno das eleições gerais de 2018 com Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi eleito com o apoio de 55,1% dos votos válidos.

Seu governo tem sido caracterizado por forte presença de ministros de formação militar, alinhamento internacional com países governados pela direita populista e por políticas antiambientais, anti-indigenistas e pró-armas.

Apesar de seu primeiro ano de mandato ter mantido a trajetória de lento crescimento econômico e de queda nos índices de criminalidade que vinha sendo registrada desde o final Governo Michel Temer, sua administração envolveu-se em uma série de controvérsias e vários dos ministros que haviam sido indicados originalmente deixaram seus cargos e criticaram o governo.


28 Frases de Jair Messias Bolsonaro

Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.

Eu sou daltônico, para mim todos tem a mesma cor.

O soldado que vai à guerra e tem medo de morrer é um covarde.

Não me importo no que eles fazem em quatro paredes, mas me importo com o que vai ser ensinado para as crianças nas escolas.

Sou a favor da política de tolerância zero.

Debaixo daquela farda existe uma vida.

Canalhas! Canalhas! Canalhas, mil vezes!

O melhor programa social que o governo pode oferecer ao povo brasileiro é o emprego.

Quero que um homossexual seja tratado da mesma forma que um heterossexual. Eles não são semideuses!

Se você for na Papuda, todos os presos vão dizer que foram torturados.

Eu sou independente e tenho liberdade para falar o que eu quiser.

Que moral tem esse governo para definir quem pode ou não se defender?

Na grande mídia, dizem que eu não entendo de economia, mas vou disputar eleições no ano que vem, não o vestibular.

O país não aguenta não é troca de presidente, o que não aguenta é a corrupção.

É melhor ter menos direito e emprego do que todos os direitos e desemprego.

Maioria é uma coisa e minoria é outra, e a minoria tem que se calar e se curvar a maioria. Eu quero respeitar é a maioria.

Eu prefiro uma cadeia cheia de vagabundos, que um cemitério cheio de inocentes.

É melhor Jair se acostumando.

Se você aumentar o número de empregos no Brasil, a tendência de alguém procurar um hospital diminui.

O Brasil tem direitos trabalhistas para tudo, só não tem emprego.

Nossa constituição será o mapa, e os princípios liberais serão a bússola para navegarmos no caminho da prosperidade (…)

E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias, mas não faço milagre.

A nossa liberdade vale mais do que a nossa própria vida!

Apenas a diplomacia não dá! Quando acabar a saliva, tem que ter pólvora!

Quando se fala em menor vagabundo, você tem que ter uma política para aprisionar esses caras, e não defender esses marginais como se fossem excluídos da sociedade, e não são. São vagabundos, que devem ter o tratamento adequado.

Para colocarmos o Brasil no caminho da prosperidade é preciso compreender que todos estamos no mesmo barco, e que trabalhar para prejudicá-lo é prejudicar a si próprio. Se cada um levar consigo estes valores, certamente chegaremos em posição destaque no mundo. Conto com vocês!

Sérgio Moro vai pegar vocês. Tu abra’ teu olho. Ele lá agora, ao contrário do que alguns ‘tão falando aí; ele pescava com varinha. Agora vai pescar com rede de arrastão de 500 metros, e nós queremos isso, o povo quer isso. Combater a corrupção no Brasil.

Lamento que o outro colega aí andou se excedendo, achando que devia ser ele, porque ele representava melhor, porque ‘tava a mais tempo comigo. ‘Tá a mais tempo comigo, tem que botar a minha mãe como ministra lá então! Minha mãe ‘tá comigo há 63 anos. Me apoiou em tudo até hoje, tudo!

Julga-me, ó Senhor, pois tenho andado na minha integridade; no Senhor tenho confiado sem vacilar.

Salmos 26:1
Compartilhe esta Página