Dalai-lama [século XVII até 1959]
Dalai-lama é o chefe de estado, líder espiritual do Tibete. É o título de uma linhagem de líderes religiosos da escola Gelug do budismo tibetano.
Em se tratando de um monge e lama, é reconhecido por todas as escolas do budismo tibetano. Os dalai-lamas foram os líderes políticos do Tibete entre os século XVII até 1959, residindo em Lhasa.
O atual dalai-lama, Sua Santidade Tenzin Gyatso (forma encurtada de Jetsun Jamphel Ngawang Lobsang Yeshe Tenzin Gyatso), é o líder oficial do governo tibetano no exílio ou Administração Central Tibetana.
Em 2011, demonstrou interesse em renunciar a liderança do governo tibetano porém seus ministros negaram sua demissão alegando não ter alguém digno de o substituir.
Dalai, em mongol, significa ‘oceano’, e lama é a palavra tibetana para ‘mestre’, ‘guru’, e várias vezes referido como “Oceano de Sabedoria”, um título dado pelo regime mongoliano a Altan Khan (1507–1582) e agora aplicado a cada encarnação da sua linhagem.
Os dalai-lamas são mostrados como sendo a manifestação de Avalokiteshvara, o Bodhisattva da compaixão, cujo nome, em tibetano, é Chenrezig. Após a morte de um dalai-lama, é iniciada uma pesquisa pelos seus discípulos para descobrir o seu renascimento ou tulku.
Lama é um termo geral aplicado aos mestres budistas tibetanos. O atual dalai-lama é muitas vezes chamado de “Sua Santidade” por ocidentais, embora este pronome de tratamento não exista na língua tibetana — não se tratando, portanto, de uma tradução.
Tibetanos podem referir-se a ele usando epítetos tais como Gyawa Rinpoche, que significa “grande protetor”, ou Yeshe Norbu, a “grande joia”.
Acredita-se que os dalai-lamas sejam a reencarnação de uma longa linhagem de tulkus que optaram pela reencarnação, a fim de esclarecer a humanidade.
O dalai-lama é muitas vezes considerado o chefe da Escola Gelug, mas essa posição pertence, oficialmente, ao Ganden Tripa, que é uma autoridade temporária nomeada pelo dalai-lama, o qual, na prática, exerce maior influência.
Pode-se considerar que Sua Santidade é o “rei” do Tibete — um Estado governado por líderes religiosos que, no Ocidente, são chamados de teocratas, termo que não é exato, já que, no budismo, não existe a figura de qualquer deus criador.
57 Frases de Dalai-lama
É ilógico esperar sorrisos dos outros se nós mesmos não sorrimos.
Lar é aonde você se sinta em casa e é bem tratado.
O medo é útil quando nos deixa alerta.
O dinheiro só nos traz conforto físico. Os valores materiais por si só não trazem paz interior.
A compaixão e a generosidade devem ser acompanhadas de desapego.
Esperar algum retorno é como fazer negócio.
As vezes não conseguir o que quer é uma tremenda sorte.
A falta de transparência resulta em desconfiança e um profundo sentimento de insegurança.
As pessoas me perguntam qual é a minha religião. Eu lhes digo: a minha religião é o bem.
O amor e a compaixão são necessidades, não luxos. Sem eles a Humanidade não pode sobreviver.
A paz de espírito ou a serenidade têm como origem o afeto e a compaixão.
A felicidade não é algo pronto. Ela vem de seus próprios atos.
Minha religião é o amor.
Não existe nada absoluto, tudo é relativo. Por isso devemos julgar de acordo com as circunstâncias.
Escolha ser otimista, você se sentirá melhor.
O Ego é a bota que desgastamos no espinhoso caminho da espiritualidade.
Na prática da tolerância, um teu inimigo é o melhor professor.
Se tiveres uma fé ou religião em particular, isso é bom. Mas também sobrevives sem isso.
Um inimigo externo não tem como destruir a nossa tranquilidade de espírito.
A compaixão não é um sentimento que transforma os outros em seres inferiores.
O apego é cheio de parcialidade. O amor e a compaixão são imparciais.
O amor é a ausência de julgamento.
Somente a fé remove a desordem mental e devolve a clareza de espírito.
A arte de escutar é como uma luz que dissipa a escuridão da ignorância.
Nada é tão atraente em um homem como sua cortesia, sua paciência e sua tolerância.
Permanecer indiferente perante os desafios é imperdoável.
Se o objetivo é nobre seja ele realizado ou não durante nossa vida é o mais irrelevante.
O que devemos fazer portanto é nos esforçar, perseverar e nunca desistir.
Abandonar o excesso é o cerne do crescimento espiritual.
Tenho certeza de que se eu sorrisse menos teria menos amigos.
Devemos gerar coragem igual ao tamanho das dificuldades que enfrentamos.
Amor, compaixão e preocupação pelos outros são verdadeiras fontes de felicidade.
Nós todos temos o direito de levar uma vida feliz.
Seja gentil quando for possível… Sempre é possível.
Todos os seres humanos tem desejos extraordinários.
Há momentos em que você se rejubila com as coisas, outros em que elas o entristecem.
Os altos e baixos fazem parte da vida de cada um.
Um coração aberto é uma mente aberta.
Esta é minha simples religião.
Não há necessidade de templos;
Não há necessidade de filosofia complicada.
Nosso próprio cérebro, nosso próprio coração, é nosso templo;
A filosofia é a bondade.
Se você quiser ser feliz, pratique a compaixão.
Não permita que o comportamento dos outros tire a sua paz.
O fundamento de toda prática espiritual é o amor.
Sem um sentido de equanimidade, amor e compaixão imparcial não pode sequer começar.
Se queremos o desenvolvimento espiritual, a prática da paciência é essencial.
Se você tratar as pessoas como irmãos ou irmãs, eles respondem de acordo.
Sem paz interior, sem calma interior, é difícil encontrar uma paz duradoura.
Violência não é um sinal de força, a violência é um sinal de desespero e fraqueza.
Cuidar dos interesses dos nossos vizinhos é essencialmente cuidar do nosso próprio futuro.
Minha ignorância, meus apegos, meu desejo, meus ódios! Eis aí, na verdade, meus inimigos.
Todas as emoções negativas se baseiam na ignorância, e na ignorância não há bases sólidas.
Se você quiser que os outros sejam felizes, pratique a compaixão.
O que é meu inimigo? Eu mesmo. Minha ignorância, meu apego, meus ódios. Aí está meu inimigo…
Devemos nos esforçar para melhorar nossos valores interiores, independente de religiosos ou não.
Julga-me, ó Senhor, pois tenho andado na minha integridade; no Senhor tenho confiado sem vacilar.