Verifique Sua Landing Page

Verifique se sua Landing Page Está Bem Feita

Uma landing page bem feita pode fazer toda a diferença na hora da conversão.

Você quer obter tráfego e, consequentemente, ganhar dinheiro. Certo?

Eu preciso ter certeza que você entendeu isso.

Você entendeu que vai pagar para que as pessoas visitem o seu site, certo?

Ainda assim, cabe ao seu poder de persuasão fazer com que as conversões sejam realizadas e com que os usuários confiem no produto que seu site está oferecendo.

Se a sua landing page for de má qualidade, você certamente vai perder todo o investimento feito.

O que é uma Landing Page

Landing Page é a página de entrada do usuário. A página para a qual o usuário será direcionado após clicar no seu anúncio. É a primeira impressão que a pessoa vai ter sobre sua empresa.

Nos Estados Unidos, o conceito é trabalhado como se o visitante aterrissasse dentro daquela página, por isso o termo landing, que significa “aterrissar”.

Basicamente, quando você clica em um anúncio, você é direcionado para um local que não é a home page da empresa, mas uma página que fala exatamente sobre a mesma informação encontrada no anúncio.

Essa é a Landing Page.

Um local que não ofereça o que o anúncio diz, não pode ser considerado uma Landing Page, mas sim uma home.

Ficou claro, não é?

Muito bem, vamos falar sobre como configurar uma landing page para que traga excelentes resultados.

Características de uma Landing Page matadora

O objetivo principal de uma Landing Page é a conversão. Então, é mais do que necessário que sua Landing Page seja atrativa e convença o usuário de que ele precisa mesmo do produto que está sendo oferecido.

Por isso, é muito importante que você pense em algumas características:

  • Linguagem direta: Procure colocar no título da Landing Page o “nome” da oferta anunciada. Não esqueça de incluir a palavra-chave sempre que possível. Procure apresentar uma descrição objetiva para que o lead interaja com o CTA.
  • CTA atrativo e eficienteO objetivo do CTA é a conversão. Por conta disso, evite inserir outros links. A intenção do CTA é que a pessoa consuma sua oferta, não que saia dali. Pense no que seria realmente motivador para sua persona e invista nisso.
  • Formulário ideal: Você está pedindo as informações necessárias para a pessoa ou está exagerando? Neste momento, utilize a empatia. Peça somente o necessário, conforme a etapa da jornada do usuário. Quanto maior o formulário, menores as chances de uma conversão.
  • Layout: “A primeira impressão é a que fica”. Familiar, não é? Essa é a primeira impressão que a pessoa vai ter da sua marca. Procure deixar a Landing Page o mais limpa possível, passando somente as informações necessárias. Leve em consideração o outro ditado que diz: Menos é mais.
  • SEO: Se sua Landing Page é otimizada para SEO, ela pode conquistar ótimos resultados. Use palavras-chave eficientes, H1 e H2 (e os demais), um bom conteúdo, Alt Text para imagens e backlinks.

Você já deve estar super animado para começar sua campanha, eu sei. Mas continue aqui, pois ainda tenho muitas dicas interessantes para que ela seja um sucesso!

Vou apresentar, agora, algumas ferramentas que vão lhe ajudar a gerar essas incríveis Landing Pages.

Principais ferramentas para geração de Landing Pages

Eu sei que você já quer ir correndo colocar todas essas informações em prática, mas vamos com calma. É importante entender bem este assunto antes de começar sua campanha.

Você decidiu fazer uma Landing Page matadora, fantástica, incrível, mas… Como?

Você vai precisar de uma ferramenta para isso.

Vamos juntos para você conhecê-las.

– Hubspot

Com o Hubspot, você vai poder integrar as equipes de marketing e vendas.

Ele oferece um excelente auxílio para o SEO, para a análise do tráfego de seu site, para mensurar os dados coletados, gerar relatórios periodicamente e, ainda, conta com funcionalidades de automação de marketing.

Você ainda vai poder fazer testes A/B, gerenciar os seus leads e otimizar seu site.

A plataforma também conta com um histórico de leads, permitindo que você tenha acesso às suas interações e, assim, nutri-las para que caminhem até o fim do funil, possibilitando e facilitando o processo de conversão.

– RD Station

RD Station é uma plataforma brasileira de automação de marketing.

Ela é uma opção mais barata se comparada a Hubspot. É uma ferramenta completa, contando com fluxos de nutrição, análise e mapeamento de leads.

Ela não conta com um sistema próprio de integração com vendas, mas ainda assim é uma excelente solução.

Você vai pode criar sua Landing Page e estabelecer um tipo de sistema de pontuação para os leads, de acordo com o perfil do usuário e a sua interação com o anúncio, além de oferecer ferramentas mais tradicionais de testes.

Se você quer saber mais sobre outras ferramentas para a criação de Landing Pages, sugiro que você leia este artigo aqui.

Passo a Passo de Uma Landing Page Matadora

Você, certamente, já compreendeu a importância de se ter uma Landing Page fantástica.

Agora vou ensinar a criar uma Landing Page que vai deixá-lo orgulhoso por ter trabalhado no desenvolvimento dela.

– Solicite de Forma Sucinta o Que Realmente Importa

O formulário é o item principal de uma Landing Page. Através dele, é possível coletar informações de muito valor para o futuro da campanha.

Foque apenas nas informações que sejam realmente relevantes para sua equipe de vendas.

Para saber que informações são essas, pense em quais informações seriam necessárias para que sua equipe consiga entrar em contato e manter o lead nutrido.

Você pode solicitar apenas informações básicas, como o nome, o e-mail e o telefone.

Nenhuma pessoa quer entrar em uma página e ficar respondendo um formulário longo e maçante.

– Dê Atenção Especial ao CTA

Call to Action precisa ser muito chamativo, pois, com um CTA bom, você consegue gerar conversões.

Ele é a última chamada que o usuário vai olhar em sua página.

Por esse motivo, faça com que ele seja claro e comunique exatamente o que você espera que o seu usuário faça. Vale demorar um pouco mais na sua elaboração.

– Mobile Friendly

Acredito que todos já sabem disso, mas vale frisar que muitas das atividades que realizamos online, são feitas através de um smartphone. Os tablets também são bastante relevantes.

Dessa forma, é fundamental pensar nos dispositivos mobile na hora de criar uma Landing Page.

Com essa atitude, você vai garantir que todas as pessoas que chegarem até sua página, independente do dispositivo que estejam utilizando, vão conseguir concluir a ação.

– Testes A/B

Embora você consiga boas dicas para converter mais, é fato que cada persona vai interagir de maneira diferente.

Por este motivo, tudo deve ser pensado. Título, imagens, CTA, texto, cores, localização do formulário na página, entre outros.

Pegue todas estas informações e realize testes. Mas, faça isso com cada elemento, um por vez, para saber o que realmente está funcionando e o que precisa de alteração.

Utilize uma amostragem satisfatória para um determinado número de contatos. Estas amostras devem conter cada versão do anúncio que deseja utilizar.

Você conseguiu entender tudo? Eu tenho certeza que sim.

Não esqueça de sempre colocar um título que chame bastante a atenção.

Alguns erros podem acontecer, mas não se preocupe. A tentativa e erro, com a possibilidade de realizar testes, vai fazer com que desenvolva o anúncio ideal.

Não te enfades por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniqüidade. Pois em breve murcharão como a relva, e secarão como a erva verde. Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança.

Salmos 37:1-3
Compartilhe esta Página