Luiz Inácio Lula da Silva

Compartilhe esta Página

Luiz Inácio Lula da Silva [1945 -]

Luiz Inácio Lula da Silva, nascido em Garanhuns, em 27 de outubro de 1945, mais conhecido como Lula, é um ex-sindicalista, ex-metalúrgico, político brasileiro e ex-presidente do Brasil, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), do qual é o principal fundador.
Foi o 35.º presidente do Brasil, tendo exercido o cargo de 1 de janeiro de 2003 a 1 de janeiro de 2011.

De origem humilde, migrou ainda criança de Pernambuco para São Paulo com sua família. Foi metalúrgico e sindicalista, época em que recebeu a alcunha “Lula”, forma hipocorística de “Luíz”.
Durante a ditadura militar, liderou grandes greves de operários no ABC Paulista e ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores, em 1980, durante o processo de abertura política.
Lula foi uma das principais lideranças da Diretas Já, no período da redemocratização, quando iniciou sua carreira política. Em 1986 elegeu-se deputado federal pelo estado de São Paulo com votação recorde.

Em 1989 concorreu pela primeira vez à presidência da República, perdendo no segundo turno para Fernando Collor de Mello por 53-47 por cento.

Também foi candidato a presidente outras duas vezes, em 1994 e em 1998, perdendo ambas as eleições no primeiro turno para Fernando Henrique Cardoso.

Venceu a eleição presidencial de 2002, derrotando José Serra no segundo turno, e foi empossado em janeiro de 2003. Na eleição de 2006, foi reeleito ao vencer o segundo turno contra Geraldo Alckmin.

O governo Lula teve como marcos a introdução de programas sociais, como o Bolsa Família e o Fome Zero, ambos reconhecidos pela Organização das Nações Unidas como os programas que possibilitaram a saída do país do mapa da fome.

Durante seus dois mandatos, empreendeu reformas e mudanças radicais que produziram transformações sociais e econômicas no Brasil, que triplicou seu PIB per capita e alcançou o grau de investimento.

Na política externa, desempenhou um papel de destaque, incluindo atividades relacionadas ao programa nuclear do Irã, ao aquecimento global, ao Mercosul e aos BRICS.

Lula foi considerado um dos políticos mais populares da história do Brasil e, enquanto presidente, foi um dos mais populares do mundo. Sua chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, derrotou José Serra na eleição de 2010 e foi reeleita em 2014 ao derrotar Aécio Neves.

Lula manteve-se ativo no cenário político e passou a ministrar palestras no Brasil e no exterior. Em março de 2016, foi nomeado por Dilma como seu ministro-chefe da Casa Civil, mas a indicação foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal.

Em julho de 2017, foi condenado em primeira instância no âmbito da Operação Lava Jato, pelo então juiz federal Sergio Moro, a nove anos e seis meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Com a confirmação em segunda instância da sentença, que aumentou a pena, teve sua prisão decretada e entregou-se à Polícia Federal em abril de 2018.

Em novembro de 2019, Lula foi solto um dia após o STF decidir que a execução da pena só deveria ocorrer com o trânsito em julgado da sentença.

Em março de 2021, recuperou seus direitos políticos diante da decisão do ministro Edson Fachin, do STF, de anular suas condenações na Lava Jato, uma vez que este considerou a Justiça Federal do Paraná incompetente para julgá-lo. Também em março de 2021, o STF considerou que o juiz Sergio Moro agira com parcialidade, anulando todos os seus atos no processo.


25 Frases de Luiz Inácio Lula da Silva

Este país tem jeito. Não nasceu para ser a merda que ele é.

Olha para a minha cara para ver se eu estou preocupado.

Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada.

Eu fui o melhor presidente da história do Brasil.

Que a luta pela paz, pela verdade e pela justiça nunca saia do horizonte do povo brasileiro.

Não troco minha dignidade pela a minha liberdade.

O Brasil não merece o que está acontecendo e sim algo muito melhor.

Por mais que você não goste de sua aparência, afirme-se bonito.

Se tem uma coisa que eu me orgulho, neste país, é que não tem uma viva alma mais honesta do que eu.

Não importa aonde você está, e sim aonde quer chegar.

O Temer é uma margem de erro.

Mais do que nunca, sou um homem de uma causa só. E esta causa se chama Brasil.

Nós não aceitamos difamações contra companheiros.

Ninguém neste país tem mais autoridade moral e ética do que eu para fazer o que precisa ser feito.

Um Lulinha incomoda muita gente, uma Dilminha incomoda muito mais.

Se tem um governo que tem sido implacável no combate à corrupção, desde o primeiro dia, é o meu governo.

Não existe viva alma mais honesta do que eu nesse país.

No Brasil é assim: quando um pobre rouba, vai para a cadeia, mas quando um rico rouba ele vira ministro.

O povo que não conhece sua história e seu passado não terá a chance de construir um futuro melhor.

Essa crise pode não ser tão grande quanto a gente imagina, mas pode ser maior do que a gente imagina.

A partir de agora, se me prenderem, eu viro herói. Se me matarem, viro mártir. E se me deixarem solto, viro presidente de novo.

Precisamos vencer a fome, a miséria e a exclusão social. Nossa guerra não é para matar ninguém – é para salvar vidas.

O que me frustra não é o ódio que as pessoas estão vendendo ou tentando disseminar contra o PT. O que me assusta é um programa como o Bolsa Família ser tão odiado por uma elite que todo dia joga comida fora.

Tem gente que não gosta do meu otimismo, mas eu sou corintiano, católico, brasileiro e ainda sou presidente do país. Como eu poderia não ser otimista?

Estudar não é gasto, é investimento. Aliás, é o melhor, o mais barato e o mais duradouro investimento. Quando você forma alguém, é para sempre. O Brasil vai poder deixar de ser apenas exportador de minério de ferro, de soja e vai virar exportador de conhecimento.

Julga-me, ó Senhor, pois tenho andado na minha integridade; no Senhor tenho confiado sem vacilar.

Salmos 26:1
Compartilhe esta Página