Homenagem aos Profissionais de Saúde

Homenagem aos Profissionais de Saúde

Eles estão exaustos!

Profissionais de Saúde estão completamente esgotados, mas não desistem de lutar pela vida!

Profissionais da Saúde em DesesperoNão só em tempos como esse que vivemos agora, os Profissionais da Saúde são os primeiros a serem expostos a todos os tipos de infecções, hoje pelo coronavírus [a Covid-19], porque sua vocação é atuar na linha de frente, mas os Profissionais da Saúde precisam ser reverenciados. Seus conhecimentos devem ser respeitados e suas intervenções, objeto de confiança e crédito. Nas suas mãos, todos entregamos o que nos é mais caro, a nossa própria vida e de entes queridos.

Não tem como mencionar todos aqui, mas pelo menos relembrando a maioria, são eles:
Médicos, Enfermeiros, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Biólogos, Médicos Veterinários, Biomédicos, Farmacêuticos, Odontólogos, Fonoaudiólogos, Psicólogos, Osteopatas, Assistentes Sociais, Profissionais da Educação Física e seus respectivos Técnicos, também os Auxiliares Tecnólogos em Radiologia.

Não podemos nos esquecer também dos trabalhadores de apoio como os Recepcionistas, Agentes de Saúde Pública, Seguranças, Trabalhadores da Limpeza, Cozinheiros e Auxiliares, Motoristas de Ambulâncias, Motoristas do SAMU, Motoristas do Resgate entre tantos outros.

E precisamos ainda incluir aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os Cuidadores de Idosos, Doulas/Parteiras, Funcionários do Sistema Funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados e os Acadêmicos em Saúde e Estudantes da Área Técnica em Saúde em estágio hospitalar, Clínicas e Laboratórios.

E aqueles que fazem o enfrentamento direto e indireto da Covid-19 e também de outras formas, mas estão sempre em risco de uma forma ou outra, tais como: Polícia Federal [onde estão também o Corpo de Bombeiros, Resgate, a Defesa Civil, Prevenção e Combate a Incêndios, Buscas, Salvamentos e Socorros Públicos], Polícia Rodoviária Federal. Polícia Ferroviária Federal, Polícia Legislativa Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal.

E não há ninguém melhor que o filósofo alemão Friedrich Nietzsche para resumir com uma frase o papel dos profissionais da saúde em épocas como esta que estamos atravessando, em que o surto de uma doença extremamente infecciosa gera uma pandemia que afeta e ameaça a vida de milhares de pessoas em todo o planeta. “Nos momentos em que a necessidade dos médicos é altíssima, isto é, durante as grandes epidemias, eles estão mais expostos ao perigo”.

Diante da vulnerabilidade de cada um que entra num hospital, seja AMA, seja SUS, seja de Campanha, seja Particular o profissional de saúde tem que encarar o rosto de seus pacientes, isolados e sozinhos em um leito com medo, dor e apreensão. Cuidar é responsabilizar-se pelos outros sem esperar a recíproca, ainda que isso me viesse a custar a vida. No dicionário da ética, o nome disso é bondade.

 

Vale à pena relembrar de Florence Nightingale (Florença, 12 de maio de 1820 — Londres, 13 de agosto de 1910) foi uma reformadora social inglesa, esteticista e fundadora da enfermagem moderna. Nightingale ganhou destaque ao servir como chefe e treinadora de enfermeiras durante a Guerra da Crimeia, na qual organizou o atendimento aos soldados feridos.

Esta obra está no domínio público no seu país de origem e noutros países e áreas onde o período de proteção dos direitos de autor é igual ou inferior à vida do autor mais 100 anos.

Também tem de incluir uma marcação de domínio público nos Estados Unidos para indicar porque é que esta obra está no domínio público nos Estados Unidos.

Apenas lembrete: No dia 27 de maio de 2020, foi celebrado o Dia do Desafio e nada melhor do que homenagear os profissionais da saúde que todos os dias estão na linha de frente no confronto diário contra a pandemia do coronavírus. Foi colocado um cartaz e quatro bombeiros desceram no telhado do Hospital Pompéia de rapel. O sargento Júlio Cristiano dos Santos enfatiza: “Temos um grande reconhecimento pelos Profissionais da Saúde. O objetivo hoje é realmente saldar todos os profissionais envolvidos nesse desafio, até porque, o Corpo de Bombeiros e estes profissionais da saúde buscam no final o mesmo objetivo”, ressalta Cristiano. Isso deu ao hospital ainda mais força para continuar na luta diária em favor da comunidade.

Tudo isso ainda não acabou, estamos numa situação lastimável e lutando por cada vida. O reconhecimento da função social desses profissionais é tão necessária quanto é a certeza de que a maioria de nós estará, cedo ou tarde, em suas mãos. Para que eles façam o seu melhor para todos – e inclusive para nós, quando chegar a nossa hora – que sejam valorizados e reconhecidos a todo tempo.

Então… Muito obrigado! A vocês:- Aplausos, panelaços, abraços, beijos, corações, palmas, carinhos, gestos sinceros, apertos de mão, cânticos, orações, bênçãos em geral.

Sede fortes e corajosos; não temais, nem vos atemorizeis diante deles; porque o Senhor vosso Deus é quem vai convosco. Não vos deixará, nem vos desamparará.

Deuteronômio 31:6
Compartilhe esta Página