Principais Benefícios de Anunciar no Google Ads

Principais Benefícios de Anunciar no Google Ads

O Google Ads vai permitir métricas precisas e alcance ilimitado.

São inúmeros os benefícios encontrados nesta ferramenta, mas vou destacar pra você as que eu considero de maior importância.

A partir do momento que você faz seu login no Google Ads, você percebe a extensão que ele oferece. Você vai poder fazer anúncios em textos, responsivos, vídeos, gráficos ou anúncios em aplicativos.

E essa é uma característica excelente! Independe do público-alvo, pois para cada um existe o canal correto.

Outro excelente benefício é o de poder escolher se o seu anúncio vai buscar os possíveis clientes da sua região, do seu estado ou do seu país.

E você ainda vai poder acompanhar as métricas, tais como:

Desempenho de anúncios

Nessa opção, será possível saber o número de pessoas que visualizaram seu anúncio, e até mesmo estudar o perfil do cliente que mais tem a ver com sua campanha.

Testar anúncios

Aqui você poderá testar o que está e o que não está funcionando. Poderá fazer algumas alterações na campanha e acompanhar se geraram resultados.

Controlar o orçamento

Sempre que você sentir necessidade, vai poder fazer ajustes no orçamento. E ainda, se for o caso, poderá encerrar a campanha sem que, para isso, tenha que pagar algum tipo de taxa.

Vejamos outros benefícios?

Potencial

Eu sei e você também deve saber disso, mas vale ressaltar que o Google é a principal ferramenta de buscas do mundo.

Provavelmente, no seu cotidiano, quando alguém faz uma pergunta que você não sabe a resposta, você comenta algo do tipo: “Pesquisa no Google”.

Você já  parou para pensar em quantas vezes você já falou isso nos últimos cinco anos?

Então analisemos: A pessoa quer aprender como fazer um bolo de chocolate. Ela vai até o computador ou smartphone, entra no Google e pesquisa “receita de bolo de chocolate”. Percebeu?

O usuário está falando o que ele quer! Olha que grande vantagem têm as empresas que trabalham com ferramentas oferecidas pelo Google.

Seria como imaginar uma dessas tradicionais ruas de compras do Brasil, como a 25 de Março. Mas ao invés de vendedores gritando os produtos disponíveis, são usuários gritando: “Preciso disso”, “quem tem aquilo?”.

Cerca de 3,3 bilhões de buscas no Google são realizadas diariamente. Cem bilhões de buscas no Google são feitas todos os meses. Esses foram os dados revelados durante um evento para anunciantes do Google Adwords e que surpreendem se lembrarmos que mal temos 7,8 bilhões, em julho de 2020. As Nações Unidas estimam que a população humana chegará até 11,2 bilhões em 2100. Para se ter uma ideia, uma comparação: se alguém ganhasse 5 centavos por cada busca no site, essa pessoa estaria milionária em menos de 10 minutos.

Aqui no Brasil, a Google é responsável por quase 97% das buscas realizadas.

Imagino que independente do tamanho de sua empresa ou do segmento, você certamente já percebeu sua necessidade de estar na briga pelas posições desse ranking.

Google Ads e Palavras-chave ou Keyword

Os tipos de segmentação que o Google Ads oferece são dos mais variados, e os anúncios podem ser feitos no momento de maior interesse do público-alvo.

Esses detalhes fazem com que os anúncios sejam ainda mais eficazes.

Uma dessas formas acontece através das palavras-chave. O buscador vai disponibilizar anúncios e páginas que tenham a ver com a busca do usuário.

Outra maneira da palavra-chave ser utilizada é por meio das sugestões, que se baseiam em buscas já realizadas pelo usuário e mostram opções e assuntos semelhantes.

Essas informações ficam no histórico de navegação.

Segmentação por Tópicos e Canais

Você também vai encontrar a opção de escolher um tópico específico. Isso permite que você faça anúncios em sites que abordam esse mesmo tópico, direcionando o seu conteúdo para um público de real interesse.

Outra opção é a de escolher os sites mais acessados pela sua persona e colocar seus anúncios por lá.

Público-Alvo

Quando a empresa opta por este tipo de técnica, ela pode exibir seus anúncios em websites que não sejam diretamente ligados aos produtos e serviços oferecidos por ela, mas que tenham alguma relação com o seu público-alvo.

Local de Exibição do Anúncio

Você pode escolher em que local quer que os seus anúncios apareçam. Sites pessoais ou comerciais, por exemplo. Ou, também, ferramentas de buscas.

Idade, Local e Idioma

O público-alvo também poderá ser escolhido pela idade, pela localização geográfica e pelo idioma.

Programação (dias, horários e frequência)

Lembra que já falamos sobre os melhores horários para que as postagens atinjam o maior número de pessoas?

Pois então. Você poderá escolher os horários ou os dias da semana em que seus anúncios serão exibidos.

A frequência com que eles vão aparecer também pode ser escolhida antecipadamente.

Segmentação por Dispositivos

A plataforma permite que os anúncios sejam exibidos em computadores, smartphones, tablets e laptops, cabendo à empresa decidir em quais formatos ela quer que sejam incluídos.

Controle de Investimento

O controle dos investimentos que o Google Ads permite é muito satisfatório. Você pode decidir os investimentos que serão feitos por mês, por dia e até mesmo por campanha.

Também poderá configurar para que a cobrança seja feita após um determinado número de cliques ou apenas quando acontecer a conversão.

Também é possível optar pela cobrança por CPM.

Avaliação do ROI (Retorno sobre o Investimento)

Uma grande vantagem da plataforma é que o anunciante consegue informações importantes sobre como o público está reagindo diante de seus anúncios.

É possível saber quantos cliques foram dados, quantas impressões registradas e identificar os usuários que clicaram no anúncio e realizaram algum tipo de conversão.

A conversão pode ser o preenchimento de um formulário, que vai permitir que você envie algum material relevante para o usuário, realizar compras ou fazer o download de algum material ou aplicativo que sua marca ofereça. Tudo depende do objetivo da sua página.

Essa técnica de enviar material para determinado e-mail a partir de um formulário que foi preenchido permite o remarketing.

O importante é que todo o passo a passo poderá ser acompanhado, o que vai permitir que você saiba exatamente qual está sendo o seu ROI na plataforma Ads.

Você também vai poder contar com uma excelente precisão na hora de saber quais anúncios estão recebendo mais cliques, e quais não estão fazendo muito sucesso entre o público.

Os anúncios que estão obtendo resultados poderão ser sua prioridade, e os que não estão trazendo tanto retorno poderão passar por alguns testes, até que cheguem ao ponto certo para atrair seu público.

Ou, simplesmente, serem descontinuados. Essa decisão sempre vai partir do anunciante.

Com o Google Ads, você também pode ter o número de ligações feitas a partir de seu anúncio mobile, além de conhecer o custo necessário para que os anúncios comecem a gerar conversões.

E ainda vai lhe permitir colher informações valiosas sobre seu cliente como, por exemplo, quanto tempo foi necessário de pesquisa para decidir pela compra ou em que ponto da página o interesse começa a desaparecer.

Custo

Quando você faz uma comparação entre outras formas de publicidade com o Google Ads, percebe o quanto essa ferramenta é mais vantajosa.

Não só pelas inúmeras opções que oferece, mas também pelo investimento, significativamente mais baixo.

Para fazer essa análise, basta pensar no quanto seria necessário investir para lançar um anúncio em um grande portal, rádio, revistas, jornal, TV, outdoor, entre tantos outros.

Sem contar, é claro, que ter o controle exato do retorno obtido com as mídias citadas acima é uma tarefa quase impossível.

Agora imagine:

Você decidiu utilizar o Google Ads. Ótimo!

E esse “ótimo” é aqui mesmo, neste momento em que falamos sobre os custos, pois você pode começar com pouco investimento, aguardar a resposta do público, para então decidir se vai investir mais ou fazer alguma alteração.

Ok, eu já sei, você está pensando nisso a longo prazo.

Veja bem, com o passar do tempo, é natural que o valor do clique de determinadas palavras-chave aumentem um pouco.

Isso acontece à medida que aumenta o número de concorrentes. Mas eu continuo garantindo que, entre as opções que existem no mercado, essa é a melhor escolha.

Agora, preciso falar uma coisa importante para você. Está prestando atenção?

Vocês, aqui no Brasil, têm um comentário bem espirituoso quando questionados em relação ao problema de determinada coisa.

Já ouvi muitas vezes a resposta: “É culpa da pecinha que fica atrás”.

Quando você decidir promover sua marca através de anúncios, escolha alguém que saiba exatamente o que está fazendo. Que entenda do assunto. Escolha bem a sua pecinha.

Se for de outra maneira, pode acontecer de você investir uma grande quantia em um anúncio e ter poucos ou nenhum resultado.

Se você está lendo esse artigo, é porque certamente é uma pessoa que gosta de estudar muito bem antes de dar o próximo passo.

Pois bem, faça o mesmo quando escolher os profissionais que vão trabalhar na sua campanha.

Links Patrocinados

Para fazer um resumo de tudo que falei e encerrar o processo da compreensão do termo, os links patrocinados são grupos de palavras-chave patrocinadas.

Se o usuário entra no Google e digita “salão de festas”, as primeiras posições serão de empresas que utilizam os links patrocinados.

Ficou tudo bem claro?

Eu imagino que sim. Como disse acima, certamente você gosta de estudar.

E exatamente por gostar de se informar sobre tudo que, neste ponto do artigo, você já entendeu o que é o Google Ads e como ele funciona, não é verdade?

Que bom! Fico feliz em levar informações para todos que buscam melhorar seus negócios.

Então, agora, vou lhe convidar a dar mais um passo:

Vamos nos aprofundar no assunto e entender sobre todas as opções que a ferramenta oferece?

Compadece-te de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas tansgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniqüidade, e purifica-me do meu pecado. Pois eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

Salmos 51:1-3
Compartilhe esta Página