O que é Sitemap XML

O que é Sitemap XML?

Entendendo de forma bem simples, em geral, se trata de de uma lista de URLs que compõem seu site, estas URLs são dispostas num arquivo XML (também conhecido como Google Sitemap. E não é só isso, esta lista permite incluir informações adicionais específicas de SEO sobre cada URL, como a data da última atualização, com que frequência ele muda e qual a importância de cada página. O formato XML garante que essas informações possam ser facilmente processadas em diferentes tipos de computadores, aplicativos e sistemas, portanto, mecanismos de pesquisa (Google, Yahoo, Bing, Ask, AOL, Baidu, Yandex, entre outros… ) não terá problemas para entender seus arquivos de Sitemap.

Amostra de Sitemap XML:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>

<urlset xmlns="http://www.sitemaps.org/schemas/sitemap/0.9">
<url>
<loc>http://w w w.example.com/</loc>
<lastmod>2021-01-29</lastmod>
<changefreq>monthly</changefreq>
<priority>1.0</priority>
</url>
<url>
<loc>http://w w w.example.com/sexmplo/</loc>
<changefreq>daily</changefreq>
<priority>0.8</priority>
</url>
</urlset>

Este exemplo de mapa de site [sitemap] acima contém 2 URLs e todas as tags opcionais permitidas: <lastmod>, <changefreq> e <priority>.

Porém existem algumas limitações impostas pelo Google: um único arquivo XML não pode conter mais de 50.000 URLs e não pode ser maior que 10 Megabytes.

Você Pergunta: Por que eu precisa de um mapa do site?

Respondendo à pergunta: – … simplesmente porque permite informar os motores de busca sobre páginas importantes do seu site. Isso aumenta sua visibilidade no Google, Bing, Yahoo, AOL, Baidu, Yandex, etc., e garante a indexação das páginas da web que dificilmente seriam descobertas, ou melhor, visualizadas de outra maneira. Os Sitemaps fornecem informações adicionais sobre seu site para mecanismos de pesquisa, complementando seus métodos tradicionais de rastreamento na World Wide Web [www]. Todos os principais mecanismos de pesquisa usam o mesmo protocolo baseado em XML para isso. Isso significa que ter um Sitemap XML permitirá que Google, Yahoo, Bing (MSN) da Microsoft e Ask tenham informações atualizadas sempre que você carregar um novo arquivo de mapa em seu servidor.

Sitemaps XML são impreterivelmente úteis se:

  • Você criou um novo site
  • Seu site possui um site com conteúdo dinâmico gerado por CMS (WordPress, Joomla, Drupal, DotNetNuke, etc)
  • Você tem muitas páginas em seu site
  • Você não deseja o Google PageRank
  • Seu site tem navegação complexa
  • Algumas de suas páginas da web não são acessíveis a partir da página principal e de seus filhos ou estão enterradas muito profundamente na hierarquia da página

Como criar um Sitemap XML

Criar um Sitemap XML é fácil aprenda aqui como gerar um Sitemap XML gratuito.

O que é “frequência de mudança de página”?
Este valor indica com que frequência o conteúdo em um URL específico provavelmente mudará.

O que é “Data da última modificação”?
A última vez que o URL foi modificado. Essas informações ajudam os indexadores e rastreadores do mecanismo de pesquisa a decidir se o recurso precisa ser visitado. Na hora da criação basta você selecionar as informações de seu servidor ou especifique sua própria data e hora.

O que é “Prioridade da página”?
A prioridade de uma página específica em relação a outras páginas no mesmo site. Como o Google especificou, o valor para esta tag é um número entre 0,0 e 1,0, onde 0,0 identifica a(s) página(s) de prioridade mais baixa em seu site e 1,0 – a mais alta. A prioridade padrão de uma página é 0,5.

Saiba mais sobre XML Sitemaps

Para mais informações sobre este assunto SEO visite www.sitemaps.org ou ver o Google páginas de Mapa-relacionados em www.google.com/support/webmasters.

Você já experimentou o Verificador de Links Quebrados?

Conheça esta ferramenta de SEO on-line um localizador autônomo de links inativos Broken Link Checker que detecta links inválidos e destaca os locais dos links quebrados diretamente no seu código HTMLEncontrar e corrigir hiperlinks desatualizados nunca foi tão fácil!

ferramenta de verificação de links disponibiliza os resultados em tempo real para que não haja espera: você pode começar a consertar links quebrados imediatamente enquanto é validado o resto dos seus links!

Quando eu era filho aos pés de meu, pai, tenro e único em estima diante de minha mãe, ele me ensinava, e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.

Provérbios 4:3-4
Compartilhe esta Página