Google Ads o Que é?

O que é Google Ads?

O Google Ads é uma ferramenta fundamental para empresas que trabalham com links patrocinados. O Google Adwords (em 27/06/18) passou a ser chamado de “Google Ads” focado em simplificação.

SEO [Search Engine Optimization]

Para uma empresa crescer, ou melhor para fazer um site despontar nas buscas, inicialmente utilizo conteúdos e links. Na verdade, essa é a minha primeira recomendação para a grande maioria dos casos, mas não recomendo para a necessidade de resultados imediatos.

Aliar o SEO ao conteúdo é uma fórmula poderosa, sendo a forma mais lucrativa de escalar um site em resultados de longo prazo, e que assim como outros trabalhos, essa fase requer tempo e paciência.

Já com o Google Ads, é o contrário. Se você terminar de ler este artigo, em uma hora já estará familiarizado com a ferramenta.

E se você entender como funciona o Google Ads, é muito certo que ao fim dessa mesma hora, já esteja aumentando seus resultados.

A grande vantagem do Google Ads é que ele se baseia em desempenho. Quanto melhor seu trabalho, melhores serão os resultados.

Explanando melhor isso:

Vamos relembrar do PPC (pay per click) , nesse caso a empresa não tem que pagar pelo número de impressões, mas sim pelo resultado conquistado, ou seja, só paga se o cliente (no caso aqui a pessoas que pesquisou no Google) clicar no link. No caso de nenhum clique, lead ou vendas, a empresa não precisa pagar nada. Simples assim.

Já se fizermos uma comparação com a publicidade CPM (custo por mil impressões), por exemplo, acho que podemos adivinhar qual a mais vantajosa, certo?

Mas os benefícios não param por aí:-

Toda pessoa que decide buscar informações no Google, busca por algo específico, ela sabe o que quer. Essa atitude mostra que ela tem uma intenção, e, para nossa alegria, a intenção dela é comprar um serviço ou produto.

No momento da busca, a pessoa diz, literalmente, tudo o que está querendo naquele momento. Ela informa qual produto está querendo comprar, qual serviço quer contratar, etc. E, se está procurando, é porque deseja que essa compra seja realizada rapidamente, na maioria das vezes.

Dessa forma, fica fácil entender qual a importância do Google Ads e quanto ele pode trazer, não só de benefícios para quem quer adquirir algo, quanto para quem quer vender algo. Aqui entram os lucros. Não existe melhor forma de SEM (search engine marketing).

O Google recebe $1 a cada $3 investidos em propaganda na rede. A publicidade online é a maior fonte de renda deles.

Basicamente, as empresas investem na ferramenta para que suas páginas sejam bem ranqueadas, ou seja, apareçam no topo da lista para pesquisas com suas palavras-chave. O Google sempre vai dar preferência às grandes marcas em seu ranqueamento de busca orgânica.

Dessa forma, a menos que você seja uma grande marca ou, mesmo que seja, será muito difícil bater uma Amazon ou uma Casas Bahia, por exemplo. Sem querer dizer se este ou aquele é melhor, mas o Google não vai levar em consideração melhor ou pior.

Independente das grandes marcas que não podemos fazer páreo como concorrentes, as pequenas marcas do segmento conseguem excelentes posições rapidamente, sem precisar esperar alguns meses, como acontece com o SEO.

E ainda existe mais um benefício. O Google Ads tem uma lista de palavras-chave POSITIVAS e palavras-chave NEGATIVAS que podemos ajustadas acordo com cada negócio. Estas palavras-chave bem segmentadas economiza dinheiro para o investidor.

É verdade que existem umas que dão bem mais que outras, mas já é uma maneira de você encontrar a palavra ideal para o seu segmento.

Basta apenas um investimento de alguns reais para saber qual a melhor palavra para usar e, dessa forma, trabalhá-la em seu conteúdo e nas suas estratégias de SEO.

Imagine o Ads como um leilão, onde as pessoas fazem lances em dinheiro em troca de cliques. Mas nem sempre o lance mais alto vai vencer.

O Google combina a oferta feita com a qualidade do conteúdo oferecido (não se preocupe, vamos falar nisso mais adiante), para disponibilizar ao usuário uma melhor experiência.

Então podemos dizer que a fórmula é:

Anúncios de qualidade + bons lances = $ucesso!

Nessa altura, você já deve conseguir imaginar que o potencial que o Google Ads oferece é enorme! Se você ainda não está fazendo uso da ferramenta, está perdendo dinheiro, eu garanto.

No entanto, é sempre importante salientar: O Google Ads é uma ferramenta direta, mas não é uma ferramenta de fácil utilização.

Entender o seu funcionamento leva um tempo. Muitas empresas acabam utilizando-o de forma equivocada, por falta de paciência de ler um guia como esse, por exemplo, que traz todas as informações necessárias para que o interessado vire um expert no assunto.

Mais três coisas:
1 – O orçamento para os investimentos será sempre fixo. Pode ser R$40 ou R$1.000,00 ou maior ainda, isso fica à sua escolha.

2 – Não invente história. A interface do Google Ads é complexa, e por esse motivo é natural ficar perdido e sair criando um monte de variações de anúncios. Não faça isso! Simplifique ao máximo. Não tem porque complicar as coisas.

3 – Tenha paciência. 99% das pessoas desistem do Ads já no início, porque investiram demais em pouco tempo ou não tiveram paciência para trabalhar com a ferramenta. Que isso vai levar tempo é fato, então tenha calma.

Julga-me, ó Senhor, pois tenho andado na minha integridade; no Senhor tenho confiado sem vacilar. Examina-me, Senhor, e prova-me; esquadrinha o meu coração e a minha mente.

Salmos 26:1-2
Compartilhe esta Página