Escolha Boas Fontes para WordPress

Escolha Boas Fontes para WordPress

Google Fonts

Acredito que você já acessou um site e acabou sentindo certo desconforto, mas não conseguiu identificar o motivo? Pois saiba que é possível que essa sensação pode ter sido provocada pelo tipo de fonte escolhida. A escolha de tipografia influencia diretamente na experiência de um usuário ao visitar um site. Para isso, na hora de escolher a fonte para WordPress tenha em mente duas palavras: legibilidade e acessibilidade.

Quem estuda tipografia já ouviu falar em Jakob Nielsen. Considerado o papa da usabilidade, ele afirma que a tipografia é um dos principais recursos para facilitar a orientação do usuário em um site, ao lado de outros códigos, como a cor e demais elementos gráficos. O primeiro ponto que você já pode ter em mente, segundo Nielsen, é que o uso de fonte WordPress serifadas deve ser evitado, por afetar na leitura em tela de computador. As fontes não serifadas são mais modernas, com aparência mais simples e mais “limpa”, facilitando a leitura online.

Talvez não exista um número total, mas quem já procurou por fonte para WordPress percebeu a infinidade disponível para uso. Com os mais variados formatos e estilos, as fontes para WordPress podem trazer personalidade e sucesso ou levar seu site ao fracasso, com baixíssimos acessos. Quer saber quais erros não cometer e como fazer as melhores escolhas? Então continue lendo esse texto e descubra como escolher boas fontes para WordPress!

Para começar: quais são os estilos de fontes existentes:
Como citamos acima, as duas famílias principais de fontes para WordPress sãs as com serifa e as sem serifa, sendo essa última família a mais utilizada em sites. Mas você sabe a diferença de entre elas?

As fontes serifadas recebem pequenas marcações em suas bases, são tracinhos que dão um efeito decorativo.

Exatamente por esse efeito que elas são consideradas mais elegantes e remetem ao clássico e tradicional.

Historicamente elas são utilizadas em impressões, encontradas principalmente em jornais, livros e revistas. Já as sem serifa são mais fáceis de ler em computadores ou em dispositivos móveis, por seu aspecto mais minimalista, transmitindo modernidade, fluidez e jovialidade.

Fora essas duas famílias principais de fontes, ainda encontramos algumas outras. Entre elas, estão:

as cursivas, que remetem à escrita manual;

as fontes fantasia, que são mais decorativas;

as fontes mono-espaçadas, utilizadas normalmente para escrever linguagem de programação e as fontes responsivas, que se adaptam em qualquer dispositivo.

Justificado, melhor não utilizar este alinhamento para WordPress

Sabe aquelas regras de ABNT para textos acadêmicos? Então esqueça. Se nos trabalhos ou em livros é comum vermos o alinhamento justificado, na web, esse tipo de alinhamento não funciona. Isso porque não é possível hifenizar o texto na web, o que acaba gerando espaçamentos maiores do que os ideais entre as palavras do texto, conhecidos como os “caminhos de rato”.

Então, priorize sempre o alinhamento à esquerda, à direita ou até mesmo centralizado.

Mas afinal, qual fonte escolher para o meu site?

Como você percebeu, os pontos apresentados acima são orientações gerais para saber como escolher a melhor fonte para WordPress. Entretanto, você pode estar ainda se questionando sobre quais fontes específicas escolher. De maneira geral, essa seleção de tipografia deve levar em conta o perfil do seu negócio e sua área de atuação no mercado.

Se você trabalha em uma área mais “tradicional” – escritórios de advocacia, consultoria, imóveis, opte por fontes mais tradicionais, muitas vezes até algumas fontes com serifa, utilizando em títulos.

Por outro lado, se sua empresa é mais artística ou lide com a cultura de alguma forma, você pode experimentar fontes mais ousadas, até mesmo as fantasia. As fontes fantasia são boas também para títulos em sites infantis, trazendo diversão e jovialidade.

Fontes “pesadas” e fortes, em negrito, acabam passando ideia de potência e estabilidade. Elas são muito utilizadas em sites de academias, empresas de construção civil ou sites de carros. Agora as fontes mais alongadas e estreitas remetem ao luxo e elegância, uma excelente escolha para sites de hotéis, lojas de joias ou em um portfólio.

De maneira geral, existem diferentes orientações para conseguir fazer uma boa escolha de fonte para WordPress. A melhor forma é experimentar antes de decidir. Teste quais delas mais se adaptam, sempre levando em consideração o design do seu site e a identidade da sua marca.

Evite uma Variedade de Fontes

Se você não está na posição ou seja um expert e queira ousar de maneira inteligente, de maneira geral, o recomendado é evitar utilizar muitas fontes para WordPress. O ideal é incorporar duas ou três fontes em seu site. Existem duas justificativas para isso!

A primeira é a hierarquia de fontes e estilos que deve ter no seu site. Normalmente, escolhemos uma fonte para o corpo do texto, mais básica e simples, uma fonte mais elaborada e exclusiva para títulos e muitas vezes uma outra para subtítulos ou pequenas descrições.

A segunda seria a estética, é preciso ter em mente que cada fonte que você incorpora no seu site, é um arquivo adicional que precisará ser carregado. Dessa forma, quando você insere muitas fontes para WordPress, o carregamento do seu site acaba sendo afetado, muitas vezes tornando a performance abaixo da esperada. Estamos falando de acessibilidade, ponto que destacamos logo no início do texto.

Assim ao escolher duas ou no máximo três fontes para WordPress, você terá um site mais leve, com hierarquia e continuidade de estilos. É a velha máxima do minimalismo que serve para ajudar. No caso de fonte para WordPress, menos é mais.

Valorize os Espaços em Branco

Muita gente acaba se questionando sobre os espaços em branco ao ver layout de site. Mas saiba que são eles que contribuem para a legibilidade do conteúdo, juntamente com o tamanho e a cor das fontes escolhidas. Já imaginou ter um site com palavras todas amontoadas e as frases muito juntas? A leitura ficaria praticamente impossível e provavelmente você desistiria de ficar no site.

 

A fonte para WordPress escolhida deve ser simples e com tamanho adequado. Para textos de site, a fonte nunca deve ser menor do que 12px. Os títulos, subtítulos, menus e submenus devem respeitar uma hierarquia, obedecendo a ordem da disposição das coisas mais relevantes.

Outro ponto de atenção devem ser as fontes cheias de curvas e com muitos detalhes. Elas podem até ser bonitas para marcas, mas no corpo de texto ou títulos do seu site podem acabar afetando na leitura e causando desconforto do seu público.

Outros Exemplo de Fontes:

Rockin ‘Roboto é uma estrela, revelando-se a fonte mais popular, com um número recorde de quase 60 bilhões de usuários. É mais popular nos EUA, mas possui alto uso no Japão e Brasil. A fonte Roboto foi feita especificamente para ter linhas fortes e limpas, curvas suaves e amigáveis. O Google sugere o Open Sans, o Lato, o Montserrat, o Raleway e o Oswald como combinações populares para o Roboto.

Diz o néscio no seu coração: Não há Deus. Corromperam-se e cometeram abominável iniqüidade; não há quem faça o bem. Deus olha lá dos céus para os filhos dos homens, para ver se há algum que tenha entendimento, que busque a Deus. Desviaram-se todos, e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um.

Salmos 53:1-3
Compartilhe esta Página