Céu Alaranjado no Crepúsculo e no Ocaso?

Quer entender como acontece esse efeito cor de laranja?

O sol pode ficar vermelho sobre o mar e com um céu avermelhado tingido de tons laranja e cor-de-rosa ou mesmo roxo.
Esse é um fenômeno muito espetacular é bem conhecido, mas se você nunca ouviu falar e nunca viu. você sabe por que acontece isso?

Coloração no céu no por do sol (ocaso) e também no amanhecer (crepúsculo) aqui em Mongaguá tem sido surpreendente e espetacular; E por mais que ache lindo, esplendoroso e até mesmo poético e deixa a gente sem palavras, mas tem explicação pela ciência.

Nesta época do ano (verão) é normal acontecer este tipo de fenômeno, com o sol mais alaranjado tanto no amanhecer, quanto no final da tarde quando o Sol está próximo do horizonte.
Pois a refração dos raios solares percorrem um caminho maior na atmosfera e interage mais com as partículas, ou seja, com os núcleos de granizo presente nas nuvens frias.

Imagem: by Dannybia - tirada em Mongaguá em 01/02/2022

Imagem: by Dannybia – tirada em Mongaguá em 01/02/2022

E uma parte destes raios luminosos se dispersa nas partículas que se encontram na atmosfera e assim temos a condição de espalhamento da luz do sol.
O vermelho, por ter maior comprimento de onda, sofre menos dispersão e tendem ao vermelho e ao laranja e algumas vezes até em tons de rosa devido à ausência do azul.

Uma curiosidade não muito animadora: Quanto mais partículas em suspensão (poeira, poluentes de carros, queimadas de florestas e de indústrias), mais colorido fica o céu.


Por que o Céu é Azul?

A cor azulada do céu se deve ao fenômeno óptico chamado dispersão, e a cor branca da luz solar. O branco resulta da soma das sete cores do arco-íris (o violeta, o azul, o anil, o verde, o amarelo, o laranja e o vermelho).
Quando os raios solares atravessam a atmosfera terrestre, uma parte destes raios luminosos se dispersa (se espalha em todas direções) nas partículas que se encontram na atmosfera (Nitrogênio, Oxigênio, Dióxido de Carbono entre outros).
Isso faz chegar aos nossos olhos as cores que conhecemos quando olhamos para o céu. O Azul, mais frequentemente.

Deus, pois, fez os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; fez também as estrelas.

Gênesis 1:16
Compartilhe esta Página