Xarope Expectorante para Limpar os Pulmões

10/03/2021

Xarope Expectorante para Limpar os Pulmões

O Famoso Xarope da Vovó

Xarope para Limpar os Pulmões

Ingredientes:

1. Guaco – 3 colheres de sopa

Guaco é uma planta medicinal normalmente utilizada em forma de chá para tratar problemas respiratórios devido ao seu efeito bronco dilatador e expectorante. A propriedade medicinal da erva está na cumarina, substância anticoagulante que relaxa a musculatura das vias aéreas e auxilia na respiração.

2. Hortelã – 3 a 4 ramos

A hortelã comum, conhecida cientificamente como Mentha spicata, é uma planta medicinal e aromática para Tosse seca; Antisséptica; Tranquilizante analgésica com propriedades que ajudam a tratar problemas digestivos, como má digestão, flatulência, enjoo ou vômitos, por exemplo, mas a hortelã também tem Efeitos calmantes e expectorantes.
Uma das principais utilizações do chá de hortelã é para Diminuir gases intestinais, tratar-se de um ótimo remédio caseiro para flatulência, pois esta planta medicinal possui propriedades antiespasmódicas, diminuindo os movimentos do intestino e evitando a formação dos gases e a dor.

3. Gengibre – Uma porção

As propriedades do Gengibre incluem sua Ação anticoagulante; Vasodilatadora, digestiva; Anti-inflamatória; Antiemética; Analgésica; Antipirética ;Anti bactericida e Antiespasmódica.
Benefícios: Alivia incômodos na garganta, ajuda nas gripes resfriados, ajuda a controlar o diabetes. Os gingerois, substâncias do gengibre, possuem propriedades digestivas e ajudam no controle de diabetes tipo 2; Reduz cólicas menstruais; Ajuda a emagrecer; Previne o câncer; Melhora a memória; Combate infecções; Melhora a digestão e Alivia sintomas de problemas respiratórios.

4. Limão – 1 unidade (casca e suco do limão)

Rico em vitamina C; Ajuda a fortalecer sistema imunológico; Ótimo para tosse; Diminui inflação vias respiratórias e tem Ação antioxidante
Fortalecer o sistema imune e proteger o organismo contra gripes e resfriados; Ajudar a eliminar as toxinas do corpo; Evitar doenças como câncer e envelhecimento precoce; Reduzir a acidez corporal, melhorando o metabolismo do corpo;
Benefícios: Melhora a digestão; Ajuda a prevenir derrames; Aumenta a absorção do ferro; Aumenta a imunidade; Diminui riscos de doenças cardiovasculares; Faz bem para a pele; Diminui sintomas de doenças respiratórias.

5. Cebola – 1 cebola média

Ótima para resfriados,
Combate gripes e resfriados; Amigdalite; Tosse; Asmas; Alergias; Alivia o Catarro; Auxilia no emagrecimento; Protege o coração; Combate o envelhecimento precoce; Combate a hipertensão; Controle do diabete; Previne cânceres;
Além dos benefícios da hortaliça já citados, a cebola branca também age como um bom anti-inflamatório no organismo. A cebola branca também funciona como um eficiente antibacteriano, pois ajuda a impedir a proliferação de certos tipos de bactérias. Ela é igualmente boa para a saúde do coração.

6. Alho – 2 dentes com casca

Este alimento é rico em compostos sulfurados, em que o principal é a alicina, que proporciona o cheiro característico do alho, sendo um dos grandes responsáveis pelas suas propriedades funcionais. Além disso, o alho também é rico em vários minerais que nutrem o organismo, como potássio, cálcio e magnésio.
Melhora imunidade; Ação anti-inflamatória: contribui para a melhora de Gripes e resfriados, além de prevenir o Câncer de estômago; Ação antimicrobiana, Antiviral e Antifúngica: devido aos seus componentes, o alho consegue reduzir a capacidade de Ação de Micróbios, Fungos e Vírus.

7. Canela – 1 pauzinho

A canela possui uma série de benefícios. Maravilhosa, antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória; Ajuda a Prevenir e combater o diabetes, controlando os níveis de açúcar no sangue e aumentando a sensibilidade à insulina. Esta especiaria originária da Ásia, mais precisamente do Sri Lanka, também contribui para o emagrecimento por ter uma ação termogênica.
Canela é uma especiaria obtida a partir da casca interna de várias espécies de árvores do género Cinnamomum (família Lauraceae), usado tanto em alimentos doces como em salgados.

8. Cravo da Índia – Uns 10 cravinhos

Combate infecções e Alivia dores na garganta e peito; Fonte de nutrientes; Rico em antioxidantes; Proteção contra o câncer; Pode matar as bactérias; Pode melhorar a saúde do fígado; Pode ajudar a regular o açúcar no sangue; Melhora a saúde óssea; Pode reduzir úlceras no estômago.

9. Açúcar Mascavo

Outro benefício do açúcar mascavo é que ele tem menos calorias quando comparado ao açúcar refinado é mais natural e mais saudável, rico em sais mineiras e vitaminas. “Além disso, esse açúcar possui antioxidante que protege as células do nosso corpo”, ressalta o nutrólogo.
Mas se não tiver ou quiser pode usar o açúcar branco para fazer este xarope.

10. Mel – 3 colheres de sopa

Consegue proteger mucosas da garganta, melhora a irritação, ajuda a reduzir inflamação e inchaço da garganta; O mel tem diversos antioxidantes, incluindo compostos fenólicos, como os flavonoides; Pode reduzir a pressão arterial; Melhora os níveis do colesterol; Auxilia nas defesas imunológicas; Faz bem para a saúde gastrointestinal; Alivia sintomas de resfriados.

11. Água – 400 ml

Nem preciso dizer: A água é fonte da vida. É um recurso natural essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.

Preparo:

Coloque uma panela no fogo e Acrescente:
1 xícara açúcar mascavo
1 pau de canela
10 cravinhos
porção de gengibre ralado
cebola média cortada com casca que tem vitaminas também

depois que derreteu o açúcar acrescente:
400ml de água
tampa a panela e deixa ferver por 20 minutos…

Depois desse tempo acrescente:
2 dentes de alho com casca e tudo
casca do limão

deixa no fogo por mais 1 ou 2 minutos…

Depois desse tempo apague o fogo e acrescente:
o guaco
o hortelã (no capricho)
o suco do limão
(sempre mexendo)

Depois disso feito, vamos coar e acrescentar:
o mel (3 a 4 colheres de sopa)
e Pronto!

Agora só acondicionar onde achar melhor para você utilizar.

Dicas importantes:

Se for uma pessoa com diabetes: “Melhor não consumir este xarope, visto que foi acrescentado açúcar mascavo (ou outro) além do mel; Embora digam que pessoas com diabetes podem, sim, consumir o açúcar mascavo, desde que sua quantidade seja computada como valor calórico e gramas de carboidrato, pois é igualmente absorvido e eleva a glicemia a patamares similares ao açúcar comum, o melhor seria consultar seu médico!
Outra dica é com relação a crianças: “Mel e xarope caseiro somente à partir de 1 ano de idade”

Qual seria a duração do Xarope:

Em média uns 15 dias

Modo de usar:

1 colher de sopa (03) três vezes ao dia, ou quando achar necessário.

Não tenhas inveja dos pecadores; antes conserva-te no temor do Senhor todo o dia. Porque deveras terás uma recompensa; não será malograda a tua esperança.

Provérbios 23:17-18

Deixe um comentário