Usando o Planejador de Palavras-Chave do Google

03/03/2021

Usando o Planejador de Palavras-Chave do Google

Encontrar a palavra-chave ideal que se encaixe com seu orçamento é fundamental para o sucesso da campanha.

Segundo os nossos cálculos, o preço máximo da sua palavra-chave deve ser de R$0,30, certo? Então, é hora de determinar a palavra-chave ideal.

Você pode ir até o Google Keyword Planner para começar a pesquisar.

Neste momento, a minha orientação é a de que você se coloque no lugar do seu público-alvo.

Se você estivesse tentando comprar um Óleo Essencial Lemon doTerra, o que escreveria na caixa de pesquisa do Google?

Chegando à resposta, você já vai saber exatamente qual deve ser sua palavra-chave. Lembre-se que a palavra-chave não precisa ser, necessariamente, uma única palavra.

Você pode selecionar a categoria que o seu produto se encaixa, se encontrar uma opção que corresponda.

Não esqueça de definir o idioma, em “Targeting”.

Selecione apenas o Google e exclua a rede, que engloba os sites que exibem banners, entre outros.

Clique em “Get Ideas”.

Já na aba de ideias de palavras-chave, você vai ver qual o número de buscas para as palavras-chave na região e a média de CPC para cada uma delas.

Você vai ver que de 100 a 1.000 pessoas, no Brasil, pesquisam, mensalmente, o termo “comprar Óleos Essenciais doTerra”, mas talvez essa não seja a melhor opção.

Agora, se você optar por “lemon doTerra”, vai perceber que existe um volume de 1.000 a 10.000 pesquisas mensais, e esse termo custa, em média, R$0,41.

Ótimo! Já será um grande começo.

E o que mais você pode fazer para continuar vendo boas ideias?

Sempre comece sua pesquisa por nomes de marcas.

Por que? Porque são termos fáceis e que já têm ligação com os produtos oferecidos pela sua empresa.

O termo pode explicitar o produto ou o serviço. Também pode ser um termo que você mesmo criou, para uma melhor definição. Como é o caso do “Inbound Marketing”, do Hubspot.

Essas palavras-chave vão ajudá-lo a conseguir uma maior interação do público que está pesquisando a respeito.

A desvantagem é a de que o termo remete a um mercado pequeno, quando comparado às grandes empresas.

O ideal é ir atrás de termos maiores, normalmente utilizados por pessoas que ainda não ouviram falar da sua marca.

As palavras-chave características de fundo de funil têm um número maior de conversões, mas existem em menor quantidade.

Eu aconselho que você trabalhe palavras-chave que trabalhem o meio e o topo de funil.

Não esqueça de que as palavras-chave escolhidas devem estar alinhadas à sua estratégia de conteúdo.

Por exemplo: “Automatização de Marketing” pode ter um mercado pequeno. O ideal é que você aumente o mercado encontrando palavras-chave que já têm uma demanda grande de busca.

Keyword Explorer, do Moz, que é uma ferramenta paga para trabalhar com SEO, auxilia no momento de descobrir termos relevantes.

Você vai sugerir uma palavra-chave e a plataforma vai fornecer uma lista de palavras-chave que podem ser organizadas pela relevância ou pelo número de vezes que ela é citada nas buscas.

Se você preferir outra plataforma, poderá utilizar o SEMrush.

Essa plataforma tem uma vantagem sobre as outras: você pode usá-la para espionar os concorrentes.

Vai poder analisar quem está fazendo lances para os termos que você está pesquisando e, até mesmo, que tipo de texto publicitário estão usando para segmentar estas palavras.

Se você optar pelo termo “comprar seguro de carro online”, por exemplo, pode fazer uma avaliação do texto publicitário que a concorrência está usando e extrair deles outros termos que podem ser igualmente relevantes.

E essa é apenas a ponta do iceberg.

Você pode tentar frases-chave, levando em conta:

  • Tendências do momento – Acesse o Google Trends e pesquise se os locais ou pessoas estão recebendo uma atenção maior da grande mídia.
  • Sazonalidade – Pode levar em consideração o evento que vai acontecer nas próximas semanas (a final do Brasileirão, por exemplo).
  • Busca no site – O Google Analytics já aponta o que as pessoas estão procurando no seu site. Assim, você só terá que descobrir exatamente do que se trata a pesquisa e oferecer ao público.

Você, certamente, já compreendeu a importância de escolher a palavra-chave ideal, certo? Então é hora de considerar alguns tipos de combinação.

Vou explicar:

Você, ou sua empresa, está precisando contratar um determinado número de pessoas que vendem Óleos Essenciais doTerra. Por esse motivo, você cria uma landing page e uma nova campanha, visando direcionar candidatos para preencher as vagas necessárias.

O que pode acontecer de errado?

Quando você começa a divulgar, vão surgir diversos Óleos Essenciais doTerra. Mas, aí, você percebe que eles são Óleos Essenciais de todos os  tipos, e o que você está precisando é de um Óleos Essenciais doTerra.

O problema não foi só a palavra-chave, mas, mais especificamente, a combinação que poderia ter sido utilizada para melhorar a filtragem.

Você pode criar uma lista de combinações personalizada. Para isso, saiba que o Google Ads conta com três tipos primários de combinação:

1. Combinação ampla: Funciona com qualquer palavra relacionada com a que você optou.

2. Combinação de frase: Funciona quando a palavra é usada como parte de uma frase.

3. Combinação exata: Funciona apenas para a palavra selecionada.

Seguindo essa lógica, a combinação ampla vai trazer um grande número de pessoas, enquanto a combinação exata vai selecionar o mínimo de pessoas.

Eu aconselho que você encontre o meio termo entre estes três tipos de combinação para aproveitar ao máximo o seu investimento.

Se você optar por acessar o menor número de pessoas possível, pode ser que seu negócio não consiga crescer.

Se existir um número grande de pessoas, pode ser que o investimento tenha que ser muito alto (cliques inúteis), e isso não é o que o investidor está procurando.

“Nossa! Mas assim é praticamente impossível. Como vou encontrar o meio termo?”

Vou mostrar como você pode escrever cada uma dessas combinações (pega o caderno e a caneta para anotar o uso correto da pontuação):

  • Combinação ampla: + essencial + doTerra
  • Combinação de frase: essencial doTerra
  • Combinação exata: [óleo essencial doTerra]

Tente fazer uma mistura destes três tipos de combinação para garantir uma boa variedade de termos de pesquisa.

Eu diria que isso é essencial, porque mesmo dando lances por palavras-chave, você estará pagando por termos de pesquisa.

Estas são as palavras que estão sendo pesquisadas por pessoas que estão utilizando a busca do Google, quando seu anúncio é visualizado.

Na aba Keywords, você pode procurar o relatório Search Terms e ver todas as opções de termos que você está pagando no momento, mesmo que não tenha adicionando-os à sua campanha.

Então você me diz:

“Não estou gostando destes termos de pesquisa”.

Ou, pior que isso, você pode estar desperdiçando dinheiro com termos completamente irrelevantes (como o caso dos Óleos Essenciais doTerra, citado acima).

Não se preocupe, isso também pode ser configurado!

Existe uma opção: Palavras-chave negativas, para que você exclua todos os termos que estão prejudicando sua campanha.

Logo mais, neste mesmo artigo, vou falar sobre a rotina de manutenção que você precisa seguir para encontrar todas as palavras-chave ruins antes que elas façam sua empresa desperdiçar dinheiro.

Mas já foi bem interessante saber que você pode excluir determinadas palavras-chave para que o Google saiba que elas são proibidas de aparecer na sua campanha, não é verdade?

As palavras-chave que você achar que estão prejudicando, poderão ser colocadas em uma lista. Essa lista poderá aumentar com o tempo – não se preocupe em relação a isso.

Quanto mais maduro for o seu trabalho de Google Ads, mais palavras você irá encontrar para negativar, deixando suas campanhas cada vez mais limpas e assertivas.

Depois de um tempo, algumas semanas eu diria, o sistema vai filtrar as palavras-chave inúteis e apontá-las para você, antes mesmo que elas causem algum problema.

Olha só que característica bacana da plataforma: Seus anúncios só serão associados a termos bons e, consequentemente, o ROI da sua campanha poderá aumentar com o tempo.

Entender como selecionar o orçamento e as frases-chave já é uma boa parte percorrida da caminhada.

O caminho restante será em torno de determinar o orçamento, baseando-se na sua concorrência.

Quer aprender como dominar a arte da espionagem?

Quanto aos transgressores, serão à uma destruídos, e a posteridade dos ímpios será exterminada. Mas a salvação dos justos vem do Senhor; ele é a sua fortaleza no tempo da angústia. E o Senhor os ajuda e os livra; ele os livra dos ímpios e os salva, porquanto nele se refugiam.

Salmos 37:38-40

Deixe um comentário