O que é Paradigma?

03/03/2021

O que é Paradigma?

Diretamente falando, Paradigma é um modelo ou padrão a seguir.

Etimologicamente, este termo tem origem no grego “paradeigma” que significa modelo ou padrão, correspondendo a algo que vai servir de modelo ou exemplo a ser seguido em determinada situação.

São as normas orientadoras de um grupo que estabelecem limites e que determinam como um indivíduo deve agir dentro desses limites.

O termo surgiu inicialmente em Linguística na teoria do signo linguístico criada por Ferdinand de Saussure, na qual relacionava o signo ao conjunto de elementos que constituem a língua.

O paradigma seria o conjunto de elementos linguísticos que podem ocorrer no mesmo contexto ou ambiente. Os elementos são substituídos por outros que vão ocupar a mesma posição.

Por exemplo, na Gramática o verbo “to buy – comprar” serve de paradigma à conjugação no futuro simples [Simple Future] porque seguirão esse modelo: They will buy a new house. (Eles comprarão uma casa nova.)

Na filosofia, um paradigma está relacionado com a epistemologia, sendo que para Platão, um paradigma remete para um modelo relacionado com o mundo exemplar das ideias, do qual faz parte o mundo sensível.

O paradigma é um princípio, teoria ou conhecimento originado da pesquisa em um campo científico. Uma referência inicial que servirá de modelo para novas pesquisas.

Paradigmas Educacionais

Um paradigma educacional é um modelo usado na área da educação.

Paradigmas inovadores constituem uma prática pedagógica que dá lugar a uma aprendizagem crítica e que causa uma verdadeira mudança no aluno.

O paradigma usado por um professor tem grande impacto no aluno, muitas vezes determinando se ele vai aprender ou não aprender o conteúdo que é abordado.

A forma de aprendizagem das novas gerações é diferente das gerações anteriores, e por isso um paradigma conservador não terá grande eficácia.

Paradigmas de Programação

Um paradigma de programação é definido pela maneira como um determinado programador resolve um certo problema, fornecendo visão e determinando como o programador estrutura e executa este programa.

Os quatro principais paradigmas de programação são: paradigma imperativo, declarativo, funcional e orientado a objetos.

A diferenciação entre os paradigmas de programação é feita através das técnicas que estes mesmos paradigmas permitem ou proíbem.

É por isso que paradigmas mais recentes são vistos como mais rígidos do que os modelos mais antigos.

Paradigma Cartesiano

Segundo o paradigma cartesiano, para conhecer o todo, é necessário dividi-lo nas várias partes que o integram e estudar cada uma dessas partes individualmente.

Por exemplo, para conhecer um carro, entrar nele e dirigi-lo. É preciso conhecer as suas partes, como o motor e outros componentes.

O paradigma cartesiano é o oposto do paradigma holístico, que entende que os fenômenos têm que ser contemplados na sua existência global para serem entendidos.

Paradigma da Complexidade

Complexidade é um termo usado na filosofia, epistemologia, linguística, pedagogia, matemática, química, física, meteorologia, estatística, biologia, sociologia, economia, medicina, psicologia, informática ou em ciências da computação.

Por esse motivo, a sua definição sofre alterações dependendo da área em questão. A teoria da complexidade é também conhecida como desafio da complexidade ou pensamento da complexidade.

O paradigma da complexidade, ou pensamento complexo, tem como objetivo relacionar várias disciplinas e formas de ciência, no entanto sem misturá-las.

paradigma da sociedade flui para várias áreas da sociedade e inclui a incerteza como uma abertura de novas possibilidades e não como algo que trava o processo de pensamento.

Paradigma Trabalhista

No âmbito laboral, um paradigma é o valor salarial de um funcionário, de acordo com uma determinada tarefa, que funciona como equiparação em relação a outro funcionário, que exerce a mesma função.

De acordo com o artigo 461 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), a mesma função, desempenhada com o mesmo valor, para o mesmo empregador, no mesmo local de trabalho, deve ser remunerado de igual forma, independentemente da idade, nacionalidade ou sexo.


Dannybia 4 You All – YouTube

DannybiaSe Inscreva, Compartilhe
Ajude o Canal Dannybia 4 You All e Deixe seu LIKE


Music Mix Master – YouTube

★ AQUI ? Music Mix Master – International Music Se Inscreva, Compartilhe
Deixe seu LIKE no Canal International Music Mix Master

Music Mix Master Vídeos de Músicas International: Angry, Audio Library Music, Background Music, Bài hát miễn phí bản quyền, Chill, Copyright Free Music, Dark, Deep House, Download Free Music, Dreamy, Drum & Bass, Drumstep, Dubstep, Electronic, Energetic, Epic, Euphoric, Fear, Free Music, Free to Use, Future House, Game Music, Glamorous, Gloomy, Happy Hardstyle, Hopeful, House, Indie, Laid Back, Lizenzfreie Musik, Mele Manuahi-ʻole, Melodic Dubstep, Музыка без лицензионных отчислений, Musica senza diritti d’autore, Musik Bebas Royalti, NCS, NCS, Nhạc miễn phí bản quyền, No Copyright Music, NoCopyrightSounds, Pop Music, Quirky, Relaxing, Rock, Romantic, Royalty-Free Music, Royalty-Free Songs, Sad, Sexy, Suspense, Telifsiz Müzikler Müzik karıştır, Telifsiz Şarkılar Müzik karıştır, Trap, Travel Music, Vlog Music, Vlog No Copyright Music, Weird…


HOMEOPATIA FALA

★ NÃO CLIQUE AQUI ? https://go.hotmart.com/E64154200U

Imagine a informação de vários Mestres da Homeopatia desde Hahnemann até nossos contemporâneos resumido, porém com riqueza de detalhes, numa página só!
E melhor, falada!
Para você ouvir em qualquer lugar, em casa, no trânsito, fazendo suas tarefas em casa, quando puder, e quantas vezes quiser!


Eu te amo, ó Senhor, força minha. O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo, em quem me refúgio; o meu escudo, a força da minha salvação, e o meu alto refúgio.

Salmos 18:1-2

Deixe um comentário