Inserir o reCAPTCHA no Login WordPress

08/04/2021

Aprenda Como Inserir o reCAPTCHA

no Login do WordPress e em seu Site

Google reCAPTCHA contra Robôs (Bots e Spams)

Google reCAPTCHA contra Robôs (Bots e Spams)

Se você tem um site, você provavelmente já está familiarizado com alguns dos problemas com ataques trazidos por spammers e bots (robôs). Quando deixados desmarcados, eles podem reduzir a qualidade do seu site, abusando de suas seções de comentários e principalmente, atacando seus formulários de contato.

A proteção através da implementação do Google reCAPTCHA ainda é uma das maneiras mais eficientes de evitar que bots enviem spam ao seu website. Eles são fáceis de implementar e, embora os invasores frequentemente tentem contorná-los, eles ainda fornecem uma linha sólida de defesa.

Neste post vamos detalhar sobre os benefícios do uso de Google reCAPTCHAs e como implementá-los em seu site. Os benefícios do uso do reCAPTCHAs no seu site, mesmo que você tenha conseguido evitá-los até agora (o que seria um grande feito), os reCAPTCHAs são ferramentas que os sites usam para determinar se um determinado visitante é humano ou um bot (robô).

Conheça o reCAPTCHA do Google

Conheça o reCAPTCHA do Google

Enquanto para a maioria dos usuários os reCAPTCHAs representam um pequeno incômodo, eles podem ser uma grande vantagem para os proprietários de sites, devido às seguintes razões:

Eles oferecem uma maneira eficiente de diferenciar entre tráfego “real” e “falso”. Usuários reais devem ser capazes de resolver a maioria dos CAPTCHAs em questão de segundos. Assim, eles não fornecem uma barreira para a entrada de visitantes verdadeiros.

Um CAPTCHA pode reduzir a quantidade de spam no seu site. No geral, qualquer site que queira se proteger de bots (robôs) provavelmente deve considerar a implementação de uma solução CAPTCHA em locais-chave. As páginas de login do WordPress, por exemplo, são perfeitas para os CAPTCHAs. Muitos sites ainda exigem que os usuários se registrem antes de comentar, portanto, se os bots não puderem passar do seu login do WordPress, eles não poderão enviar spam para você.

Como Inserir o Google reCAPTCHA no seu Site Passos Simples:

Há uma abundância de excelentes soluções CAPTCHA disponíveis, um deles através do Plugin All In One WP Security & Firewall, mas neste post em especial vamos falar da solução do reCAPTCHA do Google. Esta ferramenta é cortesia do Google e é de alta qualidade. O reCAPTCHA é um passo além das soluções CAPTCHA mais atuais quando se trata de usabilidade. Seus CAPTCHAs parecem na maioria dos sites e são bastante fáceis de utilizar. Vamos aprender como configurar um deles.

O primeiro passo é o mais simples. Registre seu site no reCAPTCHA no Google  Vá para a página inicial do reCAPTCHA e clique no botão My reCAPTCHA na parte superior direita da tela.

Registre seu reCAPTCHA no Google

Registre seu reCAPTCHA no Google

Na próxima tela, você encontrará uma solicitação para inserir um marcador que faça referência ao seu site, pode ser o nome do mesmo (ex: Nome do meu site), para que você possa identificá-lo entre suas propriedades reCAPTCHAs. Em seguida, marque a opção “Checkbox”.

Marcação e Propriedades. Tipo de reCAPTCHA e Domínio

Marcação e Propriedades. Tipo de reCAPTCHA e Domínio

No campo “Domínios”, informe o nome do seu domínio, tipo: meudaminio.com ou meudominio.com.br, etc.

Em seguida escolha o tipo de reCAPTCHA que deseja utilizar e marque a opção, [no caso aqui, escolhi o reCAPTCHA v2], depois clique no botão “Registrar – Register”.

Escolha reCAPTCHA, ACEPT reCAPTCHA e Clique no Botão “REGISTER”

Escolha reCAPTCHA, ACEPT reCAPTCHA e Clique no Botão “REGISTER”

Na próxima tela, você receberá uma chave do site (Site key) e uma chave secreta (Secret key).

KEYS: Chave do Site (Site key) e Chave Secreta (Secret key)

KEYS: Chave do Site (Site key) e Chave Secreta (Secret key)

Para este tutorial, precisamos das chaves do Site (Site key) e Chave Secreta (Secret key). Salve essas chaves e vamos para adiante.

Adicionando os Google reCAPTCHAS

Ao seu site HTML:

Para exibir nosso CAPTCHA, precisamos inserir uma linha código no código fonte do site.

HTML= Você precisa inserir a seguinte linha de código entre as tags <head> e </head>do seu site:

<script src=’https://www.google.com/recaptcha/api.js’></script>

Vale a pena notar que esse código precisa ser adicionado a qualquer página onde você queira exibir um CAPTCHA, já que eles não funcionarão sem ele.

Coloque a <div> do Google reCAPTCHA no seu site

Para exibir nosso CAPTCHA, precisaremos adicionar mais uma linha de código, no código fonte dos formulários ou onde queira que apareça no site entre as tags <body> e </body>.

<div class=”g-recaptcha” data-sitekey=”cole aqui a chave do site (site key)“></div>

Tenha em atenção que a linha inclui um marcador para a sua chave de site (site key) reCAPTCHA, obtida durante o primeiro passo. Cole entre aspas e salve suas alterações.

Ao WORDPRESS:

Para incluir o Google reCAPTCHA ao WordPress é bem simples e auto intuitivo. Basta ir a Plugins, Adicionar Novo, na pesquisa digite: google recaptcha

Simple Google reCAPTCHA

Simple Google reCAPTCHA

Agora basta Ativar e está pronto! o Google reCAPTCHA aparecerá onde for necessário, desde o Login, Formulários e até os nos Comentários. Maravilhoso não é?

Concluindo

Apesar dos constantes ataques, os CAPTCHAs continuam sendo um método muito popular de proteção para sites. Eles definitivamente não são a única defesa que você pode implementar, mas eles são um dos mais simples e eficientes.

Existem muitas soluções CAPTCHA, mas recomendamos que você use o Google reCAPTCHA. Veja simples passos para configurá-lo:

  • Registre seu website no Google reCAPTCHA.
  • Adicione o script reCAPTCHA ao seu site HTML.
  • Coloque o CAPTCHA no seu site.
  • No WordPress: Adicione o Simple Google reCAPTCHA e ative-o.
Nota:

Nos prints (imagens) pode aparecer parte em Inglês, parte em Português; Isso foi proposital, visto que muitos utilizarão em línguas diferentes.

Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo, e este crucificado. E eu estive convosco em fraqueza, e em temor, e em grande tremor. A minha linguagem e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria, mas em demonstração do Espírito de poder; para que a vossa fé não se apoiasse na sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.

I Coríntios 2:2-5

Deixe um comentário