Martin Luther King Jr.

Compartilhe esta Página

Martin Luther King Jr. [1929-1968

Um pouco de sua hist]ória

Martin Luther King Jr.

Martin Luther King Jr.

Martin Luther King Jr. (nascido Michael King Jr.; Atlanta, 15 de janeiro de 1929 — Memphis, 4 de abril de 1968).

Foi um pastor batista e ativista político norte-americano, lutou contra a discriminação racial e tornou-se um dos mais importantes líderes dos movimentos pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. de 1955 até seu assassinato em 1968.

Luta pelos direitos dos negros

King é amplamente conhecido pela luta dos direitos políticos através da não-violência e desobediência civil, inspirado por suas crenças cristãs e o ativismo não-violento de Mahatma Gandhi.

Desde jovem, Martin Luther King tomou consciência da situação de segregação social e racial em que viviam os negros de seu país, em especial nos estados do Sul.

Em 1955, começou sua luta pelo reconhecimento dos direitos civis dos negros norte-americanos, com métodos pacíficos, inspirado na figura de Mahatma Gandhi e na teoria da desobediência civil de Henry David Thoreau, as mesmas fontes que inspiraram a luta de Nelson Mandela contra a Apartheid, na África do Sul.

Martin Luther King e Glen Smiley - Lado a Lado no Mesmo Ônibus

Martin Luther King e Glen Smiley – Lado a Lado no Mesmo Ônibus

No dia 1 de dezembro de 1955, a costureira negra, Rosa Parks, foi detida e multada por ocupar um assento reservado para as pessoas brancas, pois nos ônibus de Montgomery o motorista tinha que ser branco e os negros só podiam ocupar os últimos lugares.

O protesto silencioso de Rosa Parks propagou-se rapidamente. O Conselho Político Feminino organizou um boicote aos ônibus urbanos, como medida de protesto.

Martin Luther King apoiou a ação e, pouco a pouco, milhares de negros passaram a caminhar quilômetros a caminho do trabalho, causando prejuízo às empresas de transporte. O protesto durou 382 dias, terminou em 13 de novembro de 1956, quando a Suprema Corte norte-americana aboliu a segregação racial nos ônibus de Montgomery.

Foi o primeiro movimento vitorioso do gênero registrado no solo americano. No dia 21 de dezembro de 1956, Martin Luther King e Glen Smiley, sacerdote branco, entraram juntos e ocuparam lugares na primeira fila do ônibus.

Em 1957, Martin Luther King fundou a Conferência da Liderança Cristã do Sul (abreviado em inglês como SCLC), sendo o seu primeiro presidente. Passou a organizar campanhas pelos direitos civis dos negros. Em 1960, conseguiu liberar o acesso dos negros em parques públicos, bibliotecas e lanchonetes. Como presidente da SCLC, ele liderou sem sucesso em 1962 a luta contra a segregação em Albany,

Discurso de Martin Luther King - Ativista Civil

Discurso de Martin Luther King – Ativista Civil

Foi um dos participantes que organizaram os protestos não-violentos de 1963 em Birmingham. King ajudou na organização da Marcha sobre Washington onde ele ditou seu famoso discurso “Eu Tenho um Sonho” (em inglês: “I Have a Dream”) aos pés do Memorial de Lincoln.

Em 1964 foi criada a Lei dos Direitos Civis, que garantia a tão esperada igualdade entre negros e brancos. Em 1864 foi criada a Lei dos Direitos Civis, que garantia a tão esperada igualdade entre negros e brancos. e nesse mesmo ano em 14 de outubro de 1964 Martin Luther King recebeu o Prêmio Nobel da Paz por combater o racismo nos Estados Unidos através da resistência não-violenta.

Segue um trecho do discurso:

Digo-lhes, hoje, meus amigos, que apesar das dificuldades e frustrações do momento, ainda tenho um sonho. É um sonho profundamente enraizado no sonho americano.

Tenho um sonho que um dia esta nação levantar-se-á e viverá o verdadeiro significado da sua crença: Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens são criados iguais.

Tenho um sonho que um dia nas montanhas rubras da Geórgia os filhos de antigos escravos e os filhos de antigos proprietários de escravos poderão sentar-se à mesa da fraternidade.

Tenho um sonho que um dia o estado do Mississipi, um estado deserto, sufocado pelo calor da injustiça e da opressão, será transformado num oásis de liberdade e justiça.

Tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos viverão um dia numa nação onde não serão julgados pela cor da sua pele, mas pela qualidade do seu caráter.

Tenho um sonho, hoje.

Esta é nossa esperança. Esta é a fé com a qual regresso ao Sul. Com esta fé seremos capazes de retirar da montanha do desespero uma pedra de esperança. Com esta fé poderemos transformar as dissonantes discórdias de nossa nação numa bonita e harmoniosa sinfonia de fraternidade. Com esta fé poderemos trabalhar juntos, rezar juntos, lutar juntos, ir para a prisão juntos, ficarmos juntos em posição de sentido pela liberdade, sabendo que um dia seremos livres.

Esse será o dia quando todos os filhos de Deus poderão cantar com um novo significado: “O meu país é teu, doce terra de liberdade, de ti eu canto. Terra onde morreram os meus pais, terra do orgulho dos peregrinos, que de cada localidade ressoe a liberdade.

Em 1965, ele ajudou a organizar as Marchas de Selma a Montgomery.

Morte de Martin Luther King

Martin Luther King Assassinado com Tiro em 1968

Martin Luther King Assassinado com Tiro em 1968

Nos seus últimos anos, ele ampliou seu ativismo contra a pobreza e a Guerra do Vietnã. O diretor do FBI J. Edgar Hoover achava King um radical e fez dele alvo do programa de contrainteligência a partir de 1963.

Os agentes do FBI o investigaram por possíveis laços comunistas, ameaçaram tornar público suas supostas relações extraconjugais e o denunciaram para agentes governamentais e, em 1964, mandaram a King uma carta ameaçadora anônima, o qual ele interpretou como uma tentativa de alguém a incentivá-lo a cometer suicídio.

Antes de sua morte, King estava planejando uma ocupação em Washington, D.C., que seria denominada Campanha dos Pobres, quando ele foi assassinado em 4 de abril de 1968, em Memphis. Sua morte causou forte reação e foi seguida por manifestações em várias cidades dos Estados Unidos. Alegações que o assassino convicto de King, James Earl Ray, ter sido coagido ou agido em conjunto com agentes do governo persistiram por décadas após o tiroteio. King foi premiado postumamente com a Medalha Presidencial da Liberdade e a Medalha de Ouro do Congresso.

Dia de Martin Luther King

Foi estabelecido como feriado em cidades e estados dos Estados Unidos a partir de 1971;

Nos Estados Unidos, em 1983, promulgado a nível federal por uma legislação assinada pelo presidente Ronald Regan instaurou um feriado nacional chamado de Dia de Martin Luther King (Martin Luther King Day).

Centenas de estradas nos EUA foram renomeadas em sua honra, e um condado em Washington foi dedicado a ele.

A partir de então, todos os dias 20 de janeiro são dedicados a celebrar a vida desse homem tão importante para a história do combate ao racismo.

O Martin Luther King Jr. Memorial no National Mall em Washington D.C. foi inaugurado em sua homenagem em 2011.


38 Frases de Martin Luther King

Eu tenho um sonho, que os negros e os brancos andassem em irmandade e sentassem-se na mesma mesa em paz.

Sim, nós podemos. Não desista dos seus sonhos. O futuro é feito do passado.

Prefiro caminhar na chuva, em dias triste, do que me esconder dentro de casa.

Eu guardei muitas coisas em minhas mãos, e perdi todas; mas todas que coloquei nas mãos de Deus, essas eu ainda possuo.

Não pode haver desilusão profunda onde não há amor profundo.

A pergunta mais persistente e urgente da vida é: O que você está fazendo pelos outros?

De todas as formas de desigualdade, a injustiça na saúde é a mais chocante e desumana.

A velha lei do olho por olho deixa todo mundo cego.

A moralidade não pode ser legislada, mas o comportamento pode ser regulamentado.

A amizade perfeita, é só para os bons.

A qualidade, não a longevidade é que é importante na vida de um indivíduo.

Eu não sou quem eu gostaria de ser; eu não sou quem eu poderia ser, ainda, eu não sou quem eu deveria ser. Mas graças a Deus eu não sou mais quem eu era!

Só na escuridão você pode ver as estrelas.

Nosso Senhor tem escrito a promessa da ressurreição, não só em livros, mas em cada folha, em cada flor da primavera.

Teremos de nos arrepender nesta geração não tanto das ações das pessoas perversas, mas dos pasmosos silêncios das boas pessoas.

Se você ainda não achou uma causa pela qual valha a pena morrer, você ainda não achou razão de viver.

O perdão não é um ato ocasional, é uma atitude constante.

É melhor tentar e falhar, que preocupar-se e ver a vida passar.

No final, não nos lembraremos das palavras dos nossos inimigos, mas do silêncio dos nossos amigos.

Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.

Aprendemos a voar como os pássaros e a nadar como os peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos.

Se não puder voar, corra. Se não puder correr, ande. Se não puder andar, rasteje, mas continue em frente de qualquer jeito.

O perdão é um catalisador que cria a ambiência necessária para uma nova partida, para um reinício.

Eu tenho um sonho. O sonho de ver meus filhos julgados por sua personalidade, não pela cor de sua pele.

A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar.

O que me assusta não são as ações e os gritos das pessoas más, mas a indiferença e o silêncio das pessoas boas.

Temos de aprender a viver todos como irmãos ou morreremos todos como loucos.

Nossas vidas começam a terminar no dia em que permanecemos em silêncio sobre as coisas que importam.

O momento é sempre adequado para fazer o certo!

Um homem que não morreria por algo não é digno de viver.

O tumulto é a linguagem daqueles que ninguém entende.

Prefiro ser feliz, embora louco, que em conformidade viver.

O que vale não é o quanto se vive… mas como se vive…

Inteligência e caráter: eis o objetivo da verdadeira educação.

Enfrentaremos a força física com a nossa força moral.

Só tem dois dias no meu diário: Hoje e aquele Grande Dia.

Não se honra a cultura comemorando o genocídio!

Quando está tudo escuro é que se pode ver as estrelas.

Julga-me, ó Senhor, pois tenho andado na minha integridade; no Senhor tenho confiado sem vacilar.

Salmos 26:1
Compartilhe esta Página