Maomé, Abul Alcacim

Compartilhe esta Página

Abul Alcacim Maomé ibne Abedalá ibne Abedal Motalibe ibne Haxime [571 – 632]

Abul Alcacim Maomé ibne Abedalá ibne Abedal Motalibe ibne Haxime (Abū al-Qāsim Muḥammad ibn ʿAbd Allāh ibn ʿAbd al-Muṭṭalib ibn Hāshim), mais conhecido somente como Maomé (em árabe: مُحَمَّد; romaniz.: Muḥammad, Mohammad ou Moḥammed; Meca, ca. 25 de Abril de 571 — Medina, 8 de Junho de 632)

Foi um líder religioso, político e militar árabe. Segundo a religião islâmica, Maomé é o mais recente e último profeta do Deus de Abraão.

Para os muçulmanos, Maomé foi precedido em seu papel de profeta por Jesus, Moisés, Davi, Jacó, Isaac, Ismael e Abraão. Como figura política, ele unificou várias tribos árabes, o que permitiu as conquistas árabes daquilo que viria a ser um califado que se estendeu da Pérsia até à Península Ibérica.

Não é considerado pelos muçulmanos como um ser divino, mas sim, um ser humano; contudo, entre os fiéis, ele é visto como um dos mais perfeitos seres humanos, e o próprio Alcorão o estabelece. Nascido em Meca, Maomé foi durante a primeira parte da sua vida um mercador e pastor. Em resposta a essa pergunta sobre sua profissão, ele confirmou que era um pastor e citou dois lugares em volta de Meca que acostumava levar o rebanho para lá. Numa narração ele disse: “Deus não enviou nenhum profeta, a menos que ele fosse um pastor de ovelhas.” Tinha por hábito retirar-se para orar e meditar nos montes perto de Meca.

Os muçulmanos acreditam que em 610, quando Maomé tinha quarenta anos, enquanto realizava um desses retiros espirituais numa das cavernas do Monte Hira, foi visitado pelo anjo Gabriel que lhe ordenou que recitasse os versos enviados por Deus, e comunicou que Deus o havia escolhido como o último profeta enviado à humanidade. Maomé deu ouvidos à mensagem do anjo e, após sua morte, estes versos foram reunidos e integrados no Alcorão, durante o califado de Abacar.

Maomé não rejeitou completamente o judaísmo e o cristianismo, duas religiões monoteístas já conhecidas pelos árabes. Em vez disso, teria declarado que é necessária proteção a estas religiões e informou que tinha sido enviado por Deus para restaurar os ensinamentos originais destas religiões, que tinham sido corrompidos e esquecidos. Porém, isto de acordo com a Enciclopédia Judaica, Maomé tornou-se cada vez mais hostil aos judeus ao longo do tempo quando “percebeu que havia diferenças irreconciliáveis entre a religião deles e a sua, especialmente quando a crença em sua missão profética se tornou o critério de um verdadeiro muçulmano”.


23 Frases de Maomé

Os segredos pertencem a Deus.

A verdadeira riqueza de um homem é o bem que ele faz neste mundo.

Ainda não encontrei a verdade!

As ações devem ser julgadas de acordo com as intenções.

A pior forma de covardia é testar o poder na fraqueza do outro.

Não é forte quem derruba os outros; forte é quem domina a sua ira.

O jejum é o primeiro princípio da medicina.

É preferível andar sozinho do que na companhia dos maus.

O homem é impaciente nos seus desejos.

O homem é o único culpado da sua própria perdição.

Homem verdadeiramente corajoso é aquele que tem medo do temor.

A tinta da pena de um sábio é mais sagrada do que o sangue de um mártir.

Suporta o mal com paciência e perdoa, pois há nele grande e verdadeira sabedoria.

Busca conhecimento do berço à sepultura.

O mais forte é aquele que sabe dominar-se na hora da cólera.

Sê nesta vida como se fosses um estranho, e age como se estivesse de passagem.

Não vejas e não critiques os vícios humanos que em ti próprio se encontram.

São três as coisas que rejuvenescem o coração: o correr das águas, o reverdecimento da terra e um rosto formoso.

Cremos no nosso Deus, cremos no vosso Deus. Porque Deus é um só, o conteúdo é um só. A forma de chegarmos a Ele, sim, é diferente.

Deus criou a mulher de uma costela, de um osso torto. Se procurares endireitá-la, quebrará. Tenham, pois, paciência com as mulheres.

Quem quiser plantar saudade, trate de escaldar a semente. Plante no solo bem duro, onde o Sol seja mais quente. Pois se plantar no molhado, ela cresce e mata a gente.

Quem busca o conhecimento e o acha, obterá dois prémios: um por procurá-lo, e outro por achá-lo. Se não o encontrar, ainda restará o primeiro prémio.

Sabei que a vida terrena nada é senão um divertimento e um jogo, e adornos e fútil vanglória,
e rivalidade entre vós à procura de mais riquezas e filhos assemelha-se a vegetação que se segue a uma chuva.

Julga-me, ó Senhor, pois tenho andado na minha integridade; no Senhor tenho confiado sem vacilar.

Salmos 26:1
Compartilhe esta Página