Elon Reeve Musk

Compartilhe esta Página

Elon Reeve Musk [1971 – ]

Elon Reeve Musk FRS nasceu em Pretória, Africa do Sul em 28 de junho de 1971. É um empreendedor e filantropo sul-africano-canadense, naturalizado norte-americano.

Ele é o fundador, diretor executivo e diretor técnico da SpaceX; CEO da Tesla, Inc.; vice-presidente da OpenAI, fundador e CEO da Neuralink; co-fundador e presidente da SolarCity.

Em 7 de janeiro de 2021, com um patrimônio pessoal estimado em cerca de 188,5 bilhões de dólares, tornou-se a pessoa mais rica do mundo, de acordo com a Bloomberg, ultrapassando o empresário Jeff Bezos. No ranking da Forbes, Musk ocupa em 2022 o segundo lugar.

Musk demonstrou publicamente preocupações com a extinção humana e também propôs soluções, das quais algumas são o objetivo principal de suas empresas e já estão sendo feitas na prática. Entre elas, a redução do aquecimento global, através do uso de energias renováveis, um projeto multiplanetário, mais especificamente a colonização de Marte, e o desenvolvimento seguro da inteligência artificial.

Em janeiro de 2011, uma de suas empresas, a SpaceX, tornou-se a primeira empresa no mundo a vender um voo comercial à Lua. A missão, marcada para 2013, foi contratada pela empresa Astrobotic Technology, tendo como objectivo colocar um pequeno jipe na superfície lunar, o que não aconteceu.

Em 2012, encerrou o projeto do Tesla Roadster, o primeiro modelo da sua autoria, um carro totalmente elétrico que custava cerca de 92 mil dólares. A Tesla já lançou quatro modelos: S, Y, X e o Modelo 3, este último com a responsabilidade de trazer os carros elétricos para as massas, partindo de um custo inicial de 35 mil dólares.

Em 25 de abril de 2022, ele também concordou em comprar o Twitter por 44 bilhões de dólares.

Musk tem sido alvo de críticas devido a posturas incomuns ou não científicas e controvérsias altamente divulgadas. Em 2018, ele foi processado por difamação por um britânico que ajudou no resgate da caverna de Tham Luang; um júri da Califórnia decidiu a favor de Musk. No mesmo ano, ele foi processado pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) por tweetar falsamente que havia garantido o financiamento para uma aquisição da Tesla. Ele fez um acordo com a SEC, deixando temporariamente sua presidência e aceitando limitações ao uso do Twitter. Musk também foi criticado por espalhar desinformação sobre a pandemia de COVID-19 e recebeu críticas de especialistas por suas outras opiniões sobre assuntos como inteligência artificial, criptomoedas e transporte público.


19 Frases de Elon Reeve Musk

Se você acorda de manhã e pensa que o futuro será melhor, é um dia bom. Se não, não é.

Quando Henry Ford produziu carros baratos e confiáveis, as pessoas falaram ‘não, nós temos cavalos’. Ele fez uma grande aposta. E funcionou.

Se algo é importante o suficiente, você deve tentar. Mesmo se o resultado provável for o fracasso.

Começar um negócio não é para todo mundo. O primeiro conselho que eu posso dar é: tenha um limite maior à dor.

Eu NUNCA desisto, precisaria estar morto ou completamente incapacitado.

Devem existir razões pelas quais você acorda de manhã e quer viver. Por que você quer viver? Qual é o ponto? O que te inspira? O que você ama sobre o futuro? Se o futuro não incluir estar lá fora, nas estrelas, e ser uma espécie multiplanetária, eu acho extremamente triste.

A paciência é uma virtude. E eu estou aprendendo a tê-la. É uma lição difícil.

As pessoas trabalham melhor quando sabem qual é o objetivo e o porquê. É importante que as pessoas estejam ansiosas para vir trabalhar de manhã e gostem de trabalhar.

Não confunda diploma com conhecimento. Não fui para Harvard, mas as pessoas que trabalham para mim sim.

Construir uma empresa é como assar um bolo. Você precisa ter todos os ingredientes na proporção certa.

A persistência é muito importante. Você não deve desistir, a menos que seja forçado a desistir.

As pessoas deveriam ir atrás do que as faz feliz. Isso as fará ainda mais felizes do que qualquer outra coisa.

O caminho do CEO não deve ser por meio do escritório do CFO e nem no departamento de marketing. Precisa ser através de engenharia e design.

Acho que esse é o melhor conselho de todos: pense constantemente sobre como você pode fazer as coisas melhor e questione a si mesmo.

Ser um empreendedor é como comer vidro olhando para o abismo da morte.

A vida é curta demais para desentendimentos de longo prazo.

Quando algo é importante o suficiente, você realiza, mesmo que as chances não estejam a seu favor.

Fracasso é uma possibilidade. Se as coisas não estão fracassando, você não está inovando o suficiente.

Algumas pessoas não gostam de mudanças, mas você precisa abraçar a mudança se a alternativa for desastre.

Julga-me, ó Senhor, pois tenho andado na minha integridade; no Senhor tenho confiado sem vacilar.

Salmos 26:1
Compartilhe esta Página